Logo da CBIC
14/12/2021

Cyrela apresenta case da fachada do empreendimento Heritage à Comat/CBIC

Representantes da Cyrela apresentaram o case de gestão de projeto de fachada de luxo do primeiro projeto residencial de alto luxo de São Paulo, o empreendimento Heritage, no Itaim Bibi.

A parceria com a Pininfarina, escritório italiano responsável pelo design de modelos de carros, como Ferrari, Rolls Royce e Maserati, para a execução do empreendimento de luxo teve início em maio de 2015. O projeto foi finalizado em janeiro de 2017 e a obra entregue em 2020.

Com mais de 29.300 m² de área construída, o desafio era encontrar fornecedores de peças pré-fabricadas com pintura automotiva, para atender às exigências do projeto arquitetônico, que tinha como referência automóveis modernos.

Segundo a arquiteta da Cyrela, Camila Roma, encontrar solução técnica para atendimento da volumetria proposta pela Pininfarina e a interface da fachada com estrutura e esquadrias foram apenas alguns dos desafios para a gestão do empreendimento. Além disso, a empresa também teve o desafio de encontrar fornecedor com solução construtiva para execução de peças pré-fabricadas com acabamento estético de pintura automotiva e atender o prazo da obra e orçamento viabilidade.

O protótipo inicial foi instalado no canteiro de obras em agosto de 2017 em modelo 2D, já que a obra começou em 2017, antes da implementação do BIM na Cyrela.

Sobre a etapa de execução do projeto, o engenheiro da empresa, Caio Vasconcelos, comentou que em agosto de 2018 a Cyrela contratou a Clamom, que trabalha com movelaria de luxo, e o Scanner de fachada para encontrar possíveis interferências na estrutura de concreto armado e soltar o projeto executivo da estrutura.

Caio informou que, para a liberação da fabricação, a empresa decidiu montar protótipo de detalhes construtivos o que foi fundamental para evitar interferência durante a execução das fibras na fachada.

Linha do tempo:

  • Agosto/2018 – Contratação Clamom
  • Outubro/2018 – Execução do scanner da fachada (12º pav)
  • Julho/2019 – Aprovação do Projeto de Fabricação do Pavimento Tipo
  • Agosto/2019 – Início da instalação dos inserts
  • Outubro/2020 – Início da instalação das molduras (fibra)
  • Março/2020 – Finalização da instalação das Molduras
  • Agosto/2020 – Entrega Heritage

Acesse, a seguir detalhes dos demais cases apresentados no dia 23/11, durante reunião online da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e divulgados nas matérias divulgadas na Agência CBIC e no CBIC Hoje.

O assunto tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024