Logo da CBIC
03/12/2021

Tegra: Rede Piso a Piso garante maior proteção aos trabalhadores

“O Rede Piso a Piso garante menores riscos aos trabalhadores, se comparado aos sistemas tradicionais de proteção coletiva”. A afirmação é do gerente de Segurança da Tegra Incorporadora, Flavio Collado. O case foi apresentado no dia 23/11, em reunião online, aos membros da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O sistema de proteção coletiva também otimiza tempo de montagem e maior proteção nos serviços executados no limite externo dos pavimentos, assim como diminui o volume de resíduos (madeira) nos canteiros de obra, reduz o risco de projeção de material e não causa interferência na execução da alvenaria de vedação externa.

“Com esse sistema de proteção, o trabalhador fica em uma zona de risco controlada. Não há necessidade de cinto de segurança e de linha de vida. O trabalho é, ergonomicamente falando, mais fácil para o trabalhador. Dá para executar a atividade com risco controlado”, enfatizou Collado.

Dentre os resultados obtidos pela Tegra com a aplicação da rede piso a piso:

  • Redução das atividades de alto risco, com menor exposição dos colaboradores
  • Aumento da produtividade: execução de alvenaria externa, aplicação de gesso, contrapiso na sacada, instalação de gradil, pintura e acabamento interno
  • Economia de três jogos de bandejas secundárias, quatro carpinteiros a cada ciclo de três lajes
  • Redução na geração de resíduos com a diminuição de bandejas
  • Otimização na utilização da grua, pois o sistema de rede é leve e é transportado pela equipe do elevador cremalheira
  • O índice de desvio de trabalho em altura com a aplicação do sistema atingiu zero

O projeto foi um dos concorrentes ao Prêmio Produtividade do Mesmo Lado 2021, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), do qual o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, participou como jurado.

“O case é mais um exemplo de solução original e simples no canteiro de obra e de ganho de produtividade relacionado a sistemas construtivo”, destaca Klavdianos.

A iniciativa tem interface com o projeto Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024