Logo da CBIC
14/10/2021

Presidente da COMAT participa de webinar sobre perícias de Engenharia e inspeção predial

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, participou, na última semana, do webinar “Perícias de Engenharia na Construção Civil e Inspeção Predial: Entenda a Diferença”. O evento foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE Nacional), do Secovi-SP e do Sinduscon-SP. A ocasião contou com explicações da distinção entre a atividade de perícias e a atividade de inspeção predial, seus objetos, finalidades, requisitos técnicos, procedimentos e metodologias empregadas no desenvolvimento destes trabalhos.

Segundo a organização do evento, saber diferenciar quando empregar uma atividade e quando empregar a outra nas demandas por trabalhos técnicos é item fundamental. “A confusão de conceitos e de práticas cria vetores nocivos da “indústria dos vícios construtivos” no segmento imobiliário, que desvalorizam estas atividades e causam prejuízos relevantes, principalmente, nas demandas judiciais.”

Durante sua fala, o presidente da COMAT/CBIC ressaltou que a Norma de Desempenho foi um grande marco de interação e de integração do setor. “As instituições envolvidas paulatinamente entenderam a importância de se trabalhar de forma integrada em prol da boa engenharia e da boa construção. Não podemos nunca esquecer que metade do nosso setor trabalha na informalidade, na ilegalidade, e muitos de nós, empreendedores, pagamos por essa questão.”

Para ele, o discernimento entre inspeção predial e perícia é muito importante. “Valorizar essas duas especialidades determinantes para o sucesso do maior entendimento da Norma de Desempenho é fundamental. A gente sabe hoje daquilo que chamamos de ‘indústria de vícios construtivos’, mas o bom trabalho do perito pode ajudar bastante aquele que trabalha bem, que constrói bem e aquele que faz a manutenção boa do seu imóvel, do seu empreendimento”, concluiu.

O painel “A diferença da ABNT NBR 13752 e da ABNT NBR 16747” contou com a participação dos engenheiros Octavio Galvão Neto e Antonio Carlos Dolacio. Já o painel “Requisitos e fundamentação da Perícia de Engenharia na Construção Civil e sua incompatibilidade com a metodologia da Inspeção Predial” teve a participação da engenheira Flávia Zoéga Pujadas e do engenheiro Carlos Alberto Borges.

O evento também teve uma mesa redonda sobre os danos causados no emprego da inspeção predial em ações judiciais, com a participação dos engenheiros Nelson Nady Nór e Fábio Villas Boas, além do advogado Carlos Pinto Del Mar.

Também participaram o presidente do IBAPE/SP, Luiz Henrique Cappellano, o representante do Sinduscon/SP, Fabio Villas Boas, e o representante do Conselho do ABNT CB 02, Rodrigo Von.

Assista ao evento na íntegra!

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024