Logo da CBIC
10/06/2021

CBIC participa de encerramento da 1ª edição do Projeto BIM Colaborativo

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, participou do encerramento da 1ª Edição do Projeto BIM Colaborativo. O evento online aconteceu nessa quarta-feira (09/06) O projeto foi idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pela Vistta Consultoria e de parceiros.

O encontro serviu como canal de divulgação das atividades desenvolvidas ao longo da primeira edição remota do projeto, permitindo mostrar ao público em geral os resultados atingidos pelos participantes.

O presidente da COMAT elogiou o projeto e afirmou que o BIM está permeando. “É um belíssimo trabalho que cada vez aumenta sua difusão. É uma evolução e tanta. Vejo empresas pequenas e acredito que esse pessoal que está entrando no mercado agora precisa da inovação para conseguir algum posto”.

O evento também marcou a abertura das inscrições da 2ª edição remota do Projeto BIM Colaborativo, planejada para iniciar em julho de 2021.

Sobre o Projeto BIM Colaborativo (PBC)

O PBC tem como objetivo principal promover uma iniciação orientada ao BIM, capaz de criar condições para micro, pequenas e médias empresas introduzirem essa mudança com o intuito de revolucionar a maneira das empresas projetarem, construírem e operarem as suas edificações.

O Projeto BIM Colaborativo tem duração aproximada de cinco meses, ao longo dos quais, se desenvolverão duas fases de trabalho:

• Estratégica/Tática (Questionário/Avaliação Inicial, Workshop BIM, BIM Solution e Treinamento BIM): Durante esta, desenvolve-se o alinhamento estratégico a partir do preenchimento de um questionário de Maturidade Digital por cada Participante, seguido de uma reunião de Avaliação Inicial com a Equipe do PBC. Na sequência, os participantes recebem um alinhamento sobre os conceitos BIM e as diversas soluções tecnológicas existentes no mercado, apoio (opcional) para a escolha da plataforma de trabalho e treinamento especializado nas ferramentas BIM.

• Operacional (Piloto BIM): É a etapa de “aprender fazendo”, através do desenvolvimento de um projeto seguindo a metodologia BIM que simula as condições de trabalho reais do mercado – mas de forma colaborativa.

O modelo será disponibilizado pela Equipe do BIM Colaborativo, com orientações que estarão contidas no Plano de Execução BIM (PEB).

O tema do evento tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024