Logo da CBIC
08/02/2021

Painel do 92º ENIC aborda a importância da produtividade no setor

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Indicadores Estratégicos de Produtividade”.

A mediação foi de Dionyzio Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), que deu as boas-vindas e ampliou a abordagem do painel destacando que a melhoria da produtividade envolve muitos fatores dentro e fora do canteiro de obras.

Os palestrantes foram Ubiraci Espinelli, diretor da Produtime Gestão e Tecnologia, e Roberto de Souza, CEO do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

O debate abordou temas como o estigma que existe de que as construções de caráter social são de baixo desempenho. “Acho que os programas incentivados pelo governo criam um ambiente de repetibilidade e um grau de industrialização que favorece muito e a engenharia envolvida nesse tipo de empreendimento que acaba sendo mais complexa”, citou Roberto de Souza.

Ubiraci Espinelli, diretor da Produtime Gestão e Tecnologia, falou sobre a importância dos indicadores. “O grande uso é para tomada de decisões. Usar menos recursos e obter mais resultados”. Ele contou que no Brasil há um problema de produtividade, já mostrado em alguns trabalhos, pois no País ainda são usados sistemas convencionais, em comparação aos sistemas usados no Japão, por exemplo. “Quantos homens-horas o cidadão de um país gasta para conseguir fazer 100 dólares de riqueza? Nos Estados Unidos, três, em Portugal, nove, e no Brasil, 24”, exemplificou.

Para finalizar, os painelistas reforçaram a inovação como caminho para o aumento da produtividade. “Temos de mudar o mindset, pensar fora da caixa. Se a gente continuar enraizado, em sistemas construtivos convencionais, não vai acontecer o salto que precisamos fazer”, falou Roberto de Souza

Ubiraci Espinelli concluiu falando que deveria ser lançado um “desafio de produtividade”. Ele lembrou que a ineficiência tem de ser combatida e é preciso olhar as melhores tecnologias disponíveis.

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

O painel tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industriai (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024