Logo da CBIC
03/12/2020

CBIC conclama empresários à inovação na entrega do 23º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade

“É preciso que se dê mais atenção à inovação”, conclamou os empresários do setor o presidente da Comissão de Materiais Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, ao anunciar, nesta quinta-feira, 3, numa cerimônia com muita emoção, os quatro vencedores da  23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. A premiação ocorreu no 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

Destacou ele que o prêmio contribui decisivamente para a modernização da construção civil brasileira ao divulgar soluções inéditas e factíveis na tecnologia e na gestão da produção. “Num país em que é difícil ao empresário da construção se dedicar com mais afinco ao canteiro de obras, tantas são as dificuldades e as tarefas para se empreender, a CBIC, com o prêmio, faz a interação entre o empresário e propostas inovadoras”, assinalou Klavdianos.

A 23ª edição do Prêmio CBIC de Inovação foi realizada totalmente online, devido à pandemia da Covid-19, da inscrição ao anúncio dos vencedores, nesta quinta-feira, 3, passando pelo julgamento e pela votação. A solenidade foi precedida por uma apresentação, em home office, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que deixou encantados todos os participantes, incluindo o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

“A distância não afasta os sentimentos. Tivemos um mix de tecnologia e emoção”, declarou ele. Para José Carlos Martins, o 23º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade e sua realização integralmente virtual são uma resposta clara e objetiva a alguns setores da sociedade que vêem a construção civil como um setor conservador. “Estamos demonstrando nossa capacidade de se reinventar e reconstruir, com inovação e competência”, assinalou.

Dos dez finalistas, que receberam um total de 2.481 votos no site do prêmio aberto ao público para votação, os vencedores, anunciados pelo vice-presidente de Finanças da CBIC, Elson Ribeiro Póvoa, foram os seguintes:,

      Categoria Sistemas Construtivos   

  • Processo Industrial de Edifícios– Construção Eficiente e Sustentável – Tamara Zweigle Schimanoski, da Rôgga Empreendimentos (Joinville – SC), com 1.042 votos..

Visivelmente emocionada, Tamara disse que sua premiação é um incentivo para se ampliar a inovação na construção civil. “Quantos mais pessoas e empresas se envolverem nas mudanças, maior será o alcance da inovação”, declarou.

Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

  • Casa24h: Uma casa montada em 24hLuiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia LTDA (São Paulo – SP), com 850 votos.

Também muito emocionado, Luiz Henrique informou que uma centena de pessoas participou da tarefa, que muitos lhe disseram ser impossível, como relatou, de erguer uma casa completa em um dia, experiência que o levou a se afastar por três meses da sua empresa. “Estamos ajudando a transformar a construção civil”,  pontuou.

Categoria Pesquisa Acadêmica

  • Aglomerante álcali-ativado em póRodrigo Henrique Geraldo, da Unicamp (Campinas – SP), com 897 votos.

“A construção civil precisa muito de inovação e sustentabilidade. Esta premiação é um grande incentivo para continuarmos em frente”, comemorou Rodrigo Henrique Geraldo.

Categoria Startup

  • Agilean André Quinderé Carneiro, da Aval Tecnologia da Informação (Fortaleza – CE), com 1.158 votos.

“Esta conquista, de uma equipe altamente motivada, consolida nosso propósito de alavancar a produtividade na construção civil”, pontuou André Quinderê Carneiro.

As inovações apresentadas pelos dez finalistas poderão ser acessadas em https://www.cbic.org.br/premioinovacaoesustentabilidade.

A 23ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade integra o projeto Inovação e Tecnologia, executado pela Comat com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). A premiação foi transmitida pelo canal da CBIC no YouTube e pela plataforma digital do 92º ENIC.

O 92º ENIC é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento conta com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF; apoio do Sesi e do Senai Nacional; patrocínio platinum da Caixa Econômica e da Arcelormittal Brasil e patrocínio silver do Sebrae.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024