Logo da CBIC
05/08/2020

Avança a normalização sobre o BIM no Brasil

A normalização referente ao Building Information Modelling (BIM) no Brasil, incluindo sistemas de classificação de elementos e compo­nentes da construção, tem seu desenvolvimento apoiado na disseminação desse conceito inovador e nas aplicações das tecnologias correlacionadas ao tema nos diversos setores da cadeia industrial da construção civil no país.

 O desenvolvimento da normaliza­ção do BIM ocorre no âmbito da Co­missão de Estudo Especial de Mo­delagem de Informação da Construção (BIM), a ABNT/CEE-134, que foi instalada em junho de 2009 pela Associação Brasileira de Nor­mas Técnicas (ABNT) em atenção a solicitação do Ministério do De­senvolvimento, Indústria e Comér­cio Exterior (MDIC).

À época, de acordo com a ABNT,  por meio de estudos realizados na agen­da de ações da Política de Desenvol­vimento Produtivo (PDP) setorial da Construção Civil, identificou­-se a necessidade do desenvolvi­mento de Normas Brasileiras para a classificação de padrões e com­ponentes construtivos. Era preci­so, inicialmente, suprir a lacuna de padrões de referências nacionais de terminologia e de caracterização de componentes da construção.

“Em abril deste ano, o Decreto nº 10.036 estabeleceu a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada por órgãos e entidades da administração pública federal, com implementação em etapas, a partir de 2021 até 2028, incluindo licitações, planejamento e o controle da execução de obras, entre outros aspectos”, destaca o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso (Boletim ABNT)

 

Sinergia de esforços

De acordo com a ABNT, ao longo de toda a trajetória de elaboração de normas relacionadas ao BIM no Brasil, tem sido crescen­te o envolvimento e o interesse de aproximação e colaboração com os temas estudados para desenvolvi­mento da normalização aplicada nos setores diretamente relaciona­dos à infraestrutura.

Tal sinergia de esforços e contribuições das Partes Interessadas (PI) tem significante ampliação com as respectivas par­ticipações nos desenvolvimentos dos estudos e projetos de normas no âmbito da Comissão a partir de 2017.

As reuniões plenárias da ABNT/CEE-134 oorrem na primeira quinta-feira de cada mês, e desde 2019 são realizadas com viabilidade para participação pre­sencial ou remota via plataforma web.

Os interessados em parti­cipar devem entrar em contato enviando e-mail para  [email protected], na Gerência do Processo de Normalização.

O acompanhamento do BIM integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Veja íntegra de matéria sobre o assunto no Boletim ABNT.

(Fonte: Boletim ABNT 244)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024