Logo da CBIC
27/11/2019

BIM Fórum Brasil é pré-lançado nesta semana

A CBIC reuniu no último dia 25,  no auditório da Casa do Saber, em São Paulo, alguns dos principais nomes envolvidos com o BIM (Building Information Model) para a indústria da construção no Brasil.

Estiveram presentes representantes dos principais desenvolvedores de softwares que atuam no mercado brasileiro, empresários e representantes de empresas relevantes que atuam na indústria da construção civil no país, além de membros das seguintes entidades:

  • Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac)
  • Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura
  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)
  • Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, (Abece)
  • Comitê Brasileiro de Túneis (CTB)

Durante o evento foi feito um diagnóstico da atual e real situação das iniciativas para a disseminação do BIM no Brasil e todos os presentes concordaram que existe a necessidade premente da criação de uma nova entidade – BIM Fórum Brasil – para tornar possível a coordenação dos esforços para ampliar a difusão e adoção do BIM no país, de forma neutra, abrangente e harmônica.

Além desse consenso, algumas decisões práticas e relevantes foram tomadas, dentre as mais importantes, ficou decidido que é oportuno e conveniente que o Chapter Brasileiro da Building Smart seja criado como uma das iniciativas pétreas do BIM Fórum Brasil, ou seja, as duas entidades deverão nascer e operar em conjunto, vinculadas, como já acontece em outros países do mundo. Importante destacar que a independência dos trabalhos do Chapter estarão respaldadas pelo estatuto do BIM Fórum Brasil.

 

 

No evento, também já foram realizadas as primeiras discussões sobre alguns detalhes da operação, como os benefícios para os futuros associados, anuidades e os primeiros projetos que deverão ser desenvolvidos já sob sua coordenação.

BuildingSMART, antiga Aliança Internacional para Interoperabilidade, é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que visa melhorar a troca de informações entre aplicativos de software usados ​​na indústria da construção. A organização desenvolveu o Industry Foundation Classes (IFC) que é um formato neutro e aberto, hoje suportado por uma Norma ISO, utilizado para a interoperabilidade entre softwares BIM. A BuildingSMART trabalha por meio de Chapters no mundo todo e a criação desta organização no Brasil vai aumentar a maturidade BIM do nosso país.

Considerando que já estamos no final do ano, também foi discutida a viabilização de um ´período de transição´, durante o qual poderão ser tomadas as providências jurídicas e burocráticas, necessárias para viabilizar o nascimento efetivo da nova entidade com dedicação exclusiva ao BIM.

A CBIC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), que já vinham investindo nos estudos para viabilizar a criação do BIM Fórum Brasil, continuarão a apoiar a iniciativa, agora também vinculada ao Chapter brasileiro da Building Smart, entretanto a necessidade de recursos, inclusive financeiros é real, concreta e manifesta na referida reunião.

Aqueles que se julgarem em condições para apoiar, poderão firmar convênios de cooperação financeira, vinculada a realização de dois projetos iniciais que ainda estão sendo definidos, mas, considerando os alinhamentos iniciais, deverão estar relacionados à capacitação BIM à distância (EAD) e à própria criação do Chapter da Building Smart. Dentre as próximas ações está prevista a assinatura de um protocolo de intenção de associação futura ao BIM Fórum Brasil.

A realização do pré-lançamento do BIM Fórum Brasil está contida no projeto ‘Inovação e Tecnologia’, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

Os desafios para angariar recursos são grandes e concretos, mas uma parcela significativa da ´coletividade BIM´ do país já declarou seu apoio à iniciativa de criação do BIM Fórum Brasil, em conjunto com o Chapter da Brasileiro da Building Smart.

Em breve será divulgado e aberto o “Manifesto de apoio” à criação do BIM Fórum Brasil. Fique atento e procure você também assinar o manifesto!

 

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024