Logo da CBIC
07/02/2019

Projeto e execução de fundações em consulta nacional até o dia 18

Consta em Consulta Nacional, até o próximo dia 18 de fevereiro, o Projeto de Revisão ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações, que estabelece, além de critérios de projeto, procedimentos de execução para dezessete tipos de fundações e define critérios para a avaliação do seu desempenho. Após aprovada, a revisão cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 6122:2010). É importante lembrar que até sua aprovação a referida edição continua em vigor.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) ressalta a importância da participação do setor da construção na consulta. O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) da Comat/CBIC, por meio do Portal de Normas Técnicas da entidade, tem divulgado o status do projeto e as reuniões que aconteceram para sua revisão.

Uma das alterações propostas no projeto diz respeito à especificação do concreto utilizado nas fundações profundas, que passará a levar em consideração, além do tipo de fundação, o que já ocorre na versão em vigor, a classe de agressividade ambiental, conforme definida na ABNT NBR 6118.

Outra alteração importante é a inclusão da avaliação técnica do projeto, uma prática cada vez mais comum em normas de projeto de sistemas estruturais.

A Norma não contempla aqueles tipos de fundação que têm aplicação restrita (sapatas estaqueadas, radier estaqueados, estacas de compactação, melhoramento do solo etc.) e aqueles que estão em desuso (caixões pneumáticos etc.). Tais fundações podem ser utilizadas com as adaptações que sejam necessárias a partir dos tipos apresentados na Norma.

Para acompanhar as normas em revisão e em Consulta Nacional do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. As ações do GANT estão contidas no Projeto Gestão das Normas Técnicas do setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024