Logo da CBIC
05/04/2018

Workshop inicia discussão sobre desempenho acústico para subsidiar revisão da Norma de Desempenho

Uma série de workshops está sendo realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Senai Nacional para subsidiar a futura revisão da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575). O terceiro encontro aconteceu hoje (5/4) pela manhã, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), reunindo representantes de entidades, profissionais do setor da construção civil e especialistas em torno do tema desempenho acústico. A primeira parte da discussão sobre esse aspecto teve como foco os requisitos de sistemas de vedações verticais internas e externas.

No workshop, foi apontada uma evolução constante e significativa do setor da construção civil, mas ainda é preciso melhorar o compartilhamento de informações entre instituições, laboratórios e empresas. Atualmente, há muitas informações sem acesso facilitado, embora já existem canais. Também foi dito que, apesar de a Norma ter como base o comportamento da edificação em uso, os pressupostos – quais as condições de uso imaginadas – não estão definidos. Além disso, é preciso explicitar melhor, na revisão, quais são as responsabilidades e interfaces entre os diversos atores.

Sobre as necessidades de revisão específicas para a questão acústica em vedações verticais, percebeu-se uma tendência de manutenção dos critérios atualmente adotados. Entretanto, uma das principais discussões é em torno da classificação do ruído de entorno (hoje dividido em três classes) para isolamento acústico da fachada, sendo necessário especificar melhor os critérios de classificação. Outro problema apontado é que a legislação não inclui o ruído de tráfego ao estabelecer os valores máximos de ruído permitido nas zonas urbanas.

Quanto aos métodos de verificação, a tendência é manter os dois (campo e laboratório), sendo o primeiro compulsório, já que efetivamente é entregue ao usuário. Por sua vez, os ensaios laboratoriais continuam relevantes por fornecerem dados necessários para a fase de projeto e para que os fabricantes avaliem e caracterizem os sistemas construtivos. Foi sugerida ainda a inclusão de um novo método de medição do ruído incidente sobre a fachada em edifícios altos.

No próximo dia 19, às 8h30, também em São Paulo, o debate sobre desempenho acústico continuará a partir da perspectiva dos requisitos de sistemas de pisos, encerrando, assim, o ciclo de eventos. Os workshops surgiram da necessidade de organizar a futura revisão da Norma, que já completou cinco anos de aplicação, devido à existência de pontos de melhoria identificados. A iniciativa – que conta com a correalização do SindusCon-SP e do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) – resultará em um documento propositivo para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com as sugestões de revisão levantadas pelo setor da construção civil. A primeira versão do texto será apresentada em maio, no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis/SC.

Todos os eventos, fechados a convidados, estão sendo transmitidos ao vivo pela página no Facebook da CBIC Brasil. É possível rever os últimos workshops sobre desempenho acústico (vedações verticais), desempenho térmico e lumínico e segurança contra incêndio.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024