Logo da CBIC
24/10/2019

Comat apresenta andamento das Normas Técnicas pelos Grupos Regionais

A exposição sobre o andamento das Normas Técnicas pelos Grupos Regionais de Acompanhamento foi o destaque da reunião realizada pelo Gant (Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da COMAT/CBIC), nesta quarta-feira (23), em São Paulo. Foram discutidos os Projetos:

  • Projeto ABNT NBR 16747 Inspeção predial – Análise dos votos da Consulta Nacional – Lydio Bandeira (Sinduscon-Rio);
  • Projetos de Revisão ABNT NBR 9574 Execução de impermeabilização e ABNT NBR 9575 Impermeabilização – Seleção e projeto – Elka Porciúncula (Sinduscon-PE);
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 14931 Execução de Estruturas de Concreto – Lydio Bandeira (Sinduscon-Rio);
  • Projetos de Acústica ISO 16032, ISO 10052, ABNT NBR 16425-4 – Fabiana Curado (Síntese Arquitetura).

Na abertura da reunião houve a apresentação das alterações de normas técnicas ABNT de agosto a outubro de 2019. Roberto Matozinhos, consultor do Sindicato da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e líder do Gant, enfatizou que todas as informações são divulgadas pela CBIC através de Boletins, Artigos e do Portal de Normas Técnicas, que tem sua atualização diária.

“O maior desafio no processo de normalização é ampliar a participação dos interessados, principalmente nas Comissões de Estudo, de forma que tenhamos Normas que atendam as expectativas do setor”, destacou Matozinhos.

A coordenadora do Gant, Mayra Soares, apresentou as novas funcionalidades do Portal CBIC de Normas Técnicas da Construção, que tornarão a experiência do usuário ainda mais completa. “Dentre as novidades está a possibilidade de impressão de relatórios personalizados, compartilhamento de conteúdo nas redes sociais e novos resultados da pesquisa geral”, finalizou.

Os assuntos tratados na reunião têm interface com o projeto Inovação e Tecnologia, iniciativa da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024