Logo da CBIC
23/03/2022

COMAT participa de webinar sobre BIM e Lean Construction

Nesta terça-feira (22), a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC), apoiou a realização do webinar “BIM como ferramenta de gestão e resultado para o seu negócio”, promovido pela Agilean. O evento, mediado pelo presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, contou com a participação do vice-presidente do Sinduscon-RS, Roberto Sukster, o CEO da Inovatech Engenharia, Luiz Henrique Ferreira e a COO da Agilean, Juliana Quinderé. 

O tema BIM (Building Information Modeling) e Lean Construction foram os destaques do webinar. O sistema, que propõe alavancar a produtividade na construção civil,  já é considerado uma realidade na transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção. De acordo com o vice-presidente do Sinduscon-RS, Roberto Sukster, o BIM já é uma realidade. “O BIM já está aí, não tem mais volta e sua principal função é a de integração dos dados”, afirmou.

No que se refere ao uso do BIM na área de obras de infraestrutura, o CEO da Inovatech Engenharia, Luiz Henrique Ferreira, destacou que tem observado poucas empresas trabalhando no setor de forma muito avançada. “Assim como no mercado imobiliário, poucas empresas trabalham de maneira muito avançada e, várias outras, ainda estão caminhando”. Mas para o CEO, ambos setores estão caminhando bem. A mudança ocorre quando se trata da indústria petroquímica, considerada pelo especialista mais avançada em relação ao mercado imobiliário e de infraestrutura.

Já a COO da Agilean, Juliana Quinderé, apontou a motivação para o desenvolvimento do trabalho na sua empresa. A especialista destacou dados coletados pela Construction Industry Institute. “Os dados demonstram  que 58% do tempo dentro de um canteiro não é produtivo, além disso, de acordo com dados da McKinley & CO, a baixa produtividade do setor da construção curso US$1.6 trilhão ao ano para a economia mundial”, disse. Para COO, devido à experiência no dia a dia da obra e a análise dos dados, esses fatores foram cruciais para incentivar a mudança na realidade na construção civil. 

Sobre a Inovatech

A Inovatech tem como diferencial a integração entre serviços de compatibilização, coordenação BIM, projeto executivo de arquitetura e projeto de instalações elétricas e hidráulicas. O objetivo da empresa é oferecer serviços integrados que economizam tempo e dinheiro. 

Projeto Casa 24h

A empresa também fez parte do projeto Casa 24h, que dentro da maior feira do setor da construção na América Latina, conseguiu construir uma casa de 45m², de forma ao vivo, nos três primeiros dias do evento. A ação pode representar um apoio na redução do déficit habitacional no Brasil.

O projeto também foi vencedor do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, pela categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento. 

Para saber mais sobre a Inovatech, clique aqui! 

Sobre a Agilean

A Agilean é a primeira e única ferramenta a aplicar o Lean Construction do planejamento à execução. A empresa, pioneira na transformação digital, tem se posicionado no mercado como inovadora no processo de gestão de obras do planejamento ao canteiro. Um dos seus pilares é a extinção dos atrasos, desperdícios e a baixa produtividade nas obras. 

Também participante do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, a Agilean foi a vencedora da categoria START-UP.

Para saber mais sobre a Agilean, clique aqui! 

Para saber mais sobre o tema, é possível rever o evento pelo youtube da CBIC, clique aqui e assista na íntegra!

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024