Logo da CBIC
08/12/2021

TecVerde constrói prédio de quatro pavimentos em 6 dias. Confira o case

O case da empresa Tecverde “Construção industrializada em Wood Frame em prédio de quatro pavimentos em 6 dias” é mais um exemplo de ganho de produtividade relacionado a sistemas construtivos, redução do impacto ambiental e aumento do nível de qualificação na construção civil.

O Solar do Bosque foi construído em 6 dias de montagem (8 horas por dia), por 7 homens, 3 na equipe de telhado.

De acordo com o gerente de Novos Negócios da empresa TecVerde, Caio Napoli, a empresa utilizou a tecnologia BIM e o conceito Lean, otimizando os processos envolvidos e potencializando a industrialização da obra em ambiente off-site/industrial.

O sistema construtivo foi o principal contribuinte da produtividade, contando com soluções implementadas em fábrica, tais como: paredes e entrepisos com instalações hidrossanitárias, elétricas e esquadrias embutidas; chapeamento de gesso e placa cimentícia e produção de treliças. Além das soluções fabris, o sistema também tornou possível içar em apenas uma vez a estrutura do telhado/cobertura do bloco.

A produtividade foi medida com base no tempo necessário para finalização da montagem da estrutura do bloco.

A empresa tem a capacidade de produzir 15 unidades por dia, podendo aumentar essa capacidade para o terceiro turno. Segundo Caio Napoli, com uma equipe de 7 pessoas a empresa leva 6 dias para montar uma torre. A case em que a empresa já conseguiu construir 10 casas mais compactas por dia, com 80% menos resíduos e 4 vezes mais velocidade de obra.

Principais resultados obtidos

Ganho de produtividade

De 2,5 a 5 vezes mais rápida em comparação com os principais sistemas construtivos, além da redução de mão de obra na execução. No caso da Tecverde, foram necessárias apenas sete pessoas na equipe de montagem

Ganhos financeiros

Redução do impacto dos indicadores da inflação na construção civil; antecipação significativa do resultado financeiro do empreendimento devido à redução do prazo de obra e redução de pós-obra

Impacto para a obra como um todo

Obra mais limpa e organizada; redução de 85% dos resíduos em obras; construção quatro vezes  mais rápida; economia de 90% em recursos hídricos; conforto térmico; isolamento acústico e redução do risco de acidentes de trabalho

Além de maior segurança no canteiro de obras, sustentabilidade e qualidade de vida para o morador.

Vencedor da edição 2021 do 2º Prêmio Produtividade do Mesmo Lado 2021, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), na categoria Fornecedor/Construtor, o case foi apresentado aos membros da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no dia 23/11.

O assunto tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024