Logo da CBIC
10/09/2021

Gant esclarece dúvidas sobre normalização dos guarda-corpos para edificação

Na quinta-feira (09/09) aconteceu a 7ª Reunião à distância do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant/Comat) de 2021, para discutir Guarda-corpos para edificação (projeto, ensaio e desempenho estrutural) e a atuação dos Grupos de discussão de Normas Regionais que integram o Gant.

O líder do Gant, Roberto Matozinhos, iniciou a discussão esclarecendo que o tema escolhido para a reunião partiu de uma dúvida da Vanessa Ambrósio, da LBX Construtora,  enviada para o Fórum do Portal de Normas Técnicas da CBIC, sobre as formas de comprovação da segurança dos guarda-corpos estabelecidas pelas normas técnicas brasileiras.

Para expor e debater o tema, foram convidados dois membros do Gant que atuam na revisão da ABNT NBR 14718 “Esquadrias – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio”:

  • Lydio Bandeira, presidente da Comat do Sinduscon-Rio
  • Priscila Freitas, consultora do Senai-Cimatec

Lydio Bandeira apresentou a avaliação do desempenho de guarda-corpos e a divergência entre os requisitos da ABNT NBR 14718, da ABNT NBR 15575 e dos consultores de desempenho de edificações habitacionais, quanto à comprovação do desempenho através da realização de ensaios ou análise de projeto.

Priscila Freitas complementou a explanação, falando sobre as dúvidas que vivenciou, como consultora, geradas pelos textos conflitantes. Aproveitou também para atualizar, os presentes, sobre o andamento da revisão da norma ABNT NBR 14718 na Comissão de Estudos da ABNT.

Roberto Matozinhos ponderou: “Este tipo de discussão no Gant é muito rico e é o que garante nossa participação ativa e direta na revisão de uma norma, não deixando para o momento mais restrito e breve da Consulta Nacional”.

O segundo ponto da pauta foi apresentado por Roberto Matozinhos, que mostrou em uma linha do tempo, de 2013 a 2019, as ações e o crescimento do Gant, para chegar no momento, em 2019, da ideação e do fomento, à criação dos Grupos de atuação Regional. Em 2020, por causa da Pandemia de Covid-19 e outros motivos relatados pelos Grupos, a atuação regional no acompanhamento de normas técnicas diminuiu, o que foi visto com apreensão pelo Gant. Em busca de ideias para reverter a situação, Roberto perguntou aos Grupos de que maneira o Gant poderia apoiá-los.

Para acompanhar as alterações de Normas Técnicas do setor da construção, acesse o o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações das Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto “Inovação e Tecnologia”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024