Logo da CBIC
05/04/2021

Emendas à Norma de Desempenho revisam conteúdo do ‘Desempenho Térmico’

Foram publicadas, no último dia 30 de março, emendas das três partes da ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho.

As três emendas revisam parte do conteúdo referente ao ‘Desempenho Térmico’, sendo mantido o restante inalterado.

Estruturadas a partir de análises e observações relevantes a respeito do ‘Desempenho Térmico’, as partes 1, 4 e 5 tiveram importantes atualizações. Cabem destacar a atualização dos procedimentos de avaliação de desempenho térmico (Simplificado e Simulação Computacional), detalhamento dos critérios e métodos que se referem ao percentual de abertura para ventilação e elementos transparentes e ainda a melhoria de todo texto para melhor entendimento.

A efetiva participação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e das demais entidades do setor no processo de revisão da norma possibilitou a representatividade e uma ampla participação das partes interessadas, desde a estruturação do texto base até à sua conclusão e disponibilização para a publicação.

Foi publicado também, no dia 30/03/2021, o Relatório Técnico que fornece informações sobre os arquivos climáticos disponibilizados na base-padrão mencionada na ABNT NBR 15575-1:

As Emendas não se aplicam aos projetos de construção que tenham sido protocolados para aprovação no órgão competente pelo licenciamento anteriormente à data de suas publicações pela ABNT, bem como àqueles que venham a ser protocolados no prazo de 180 dias após esta data, devendo, neste caso, ser utilizada a versão anterior da ABNT NBR 15575-1:2013.

O próximo tema a seguir para Consulta Nacional será o ‘Desempenho Acústico’, cujos projetos de emenda foram discutidos e finalizados na CE-002:136.001 ‘Desempenho de Edificações’ no ano de 2020.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), divulgou e participou das reuniões de discussão dos textos propostos para as Emendas.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Por meio do cadastro gratuito, você poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024