Logo da CBIC
09/03/2021

GANT discute ‘Prática Recomendada de Vidros’ na 1ª reunião de 2021

A primeira reunião à distância do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 2021, no dia 08 de março, discutiu o Projeto ABNT PR 1010 “Aplicação e Manutenção de vidros na Construção Civil” em Consulta Nacional até hoje (09/03).

O Projeto ABNT PR 1010 foi elaborado por um Grupo Técnico de Estudo (GTE), composto por representantes da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) e do Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248).

O líder do GANT/CBIC, Roberto Matozinhos, considerou importante iniciar a reunião apresentando a definição e os objetivos do novo Documento Técnico da ABNT, chamado Prática Recomendada (PR), que teve seu primeiro texto, com conteúdo voltado para Construção Civil, disponibilizado para Consulta Nacional no dia 23 de fevereiro de 2021.

A Prática Recomendada (PR), conforme definição da ABNT, é um documento que recomenda práticas ou procedimentos para projeto, produção, instalação, gerenciamento, manutenção ou utilização de equipamentos, estruturas, processos, serviços ou produtos, buscando apresentar este conteúdo de uma forma didática e aplicável, com tipo de abordagem distinto do usualmente utilizado em Normas Técnicas ABNT, para atendimento à demanda da sociedade.

Objetivos da PR, destacados pela ABNT: por se tratar de um documento “entre um guia e uma norma”, pode ser norteador, ajudando o usuário a buscar, por exemplo, todas as indicações sobre um tema (incluindo Regulamentos). A ABNT PR pode ser elaborada quando é preciso estabelecer diretrizes sobre temas para atendimento às necessidades do setor, quando não é viável a elaboração de Norma Brasileira, considerando: a abrangência do tema; as especificidades do setor; a utilização de tecnologias inovadoras e recentes; utilização de produto, sistema, processo ou serviço no mercado nacional.

Os membros do GANT discutiram aspectos importantes do conteúdo da PR 1010, sempre norteados pelas normas vigentes relacionadas ao tema. É consenso, no grupo de trabalho da COMAT/CBIC, que as Práticas Recomendadas devem observar as Normas Técnicas e não se sobrepor a elas, para que não haja informações divergentes que dificultarão o seu uso e poderão acarretar diferentes entendimentos.

Outra importante discussão foi acerca da participação dos interessados na elaboração do documento e quanto ao prazo adotado pela ABNT de 15 dias para a Consulta Nacional de Práticas Recomendadas (PR). O Grupo considera importante que o prazo seja maior, visto que envolve a análise técnica de seu conteúdo de acordo com Normas Técnicas relacionadas, regulamentos, programas setoriais, entre outras informações sobre o tema.

Os pontos analisados e acordados na reunião serão enviados à ABNT, com suas justificativas, por meio dos votos ao documento em Consulta Nacional.

Para acompanhar as alterações de Normas Técnicas e de Práticas Recomendadas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua COMAT, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024