Logo da CBIC
12/11/2019

Grupos de trabalho iniciam reuniões para a revisão da Norma ABNT

A primeira reunião do grupo de trabalho da Comissão de Estudo de Revisão da Norma de Desempenho (ANBT/CE-002:136.001) será nesta quarta-feira (13), das 8h15 às 18 horas, e conta com o apoio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com transmissão online pela página da CBIC no Youtube. Dentro da programação está prevista a apresentação das propostas de revisão referentes aos requisitos de desempenho térmico, lumínico e acústico.

A abertura da reunião será realizada por Fábio Villas Boas, coordenador da comissão de estudos CE-002:136.001 da revisão da ABNT NBR 15575, e por Eugênio Tolstoy de Simone, diretor técnico da ABNT. As apresentações começam às 8h30, com Roberto Lamberts tratando sobre a proposta de revisão dos requisitos de desempenho térmico. Em seguida, às 11h20, Fernando Ruttkay Pereira, fala sobre desempenho lumínico. A última pauta do dia, às 15 horas, vai abordar o desempenho acústico, com apresentação de Marcos Holtz.

Fernando Ruttkay Pereira, relator do grupo de trabalho de desempenho lumínico, explica que a proposta que será apresentada difere significativamente da norma atual. “A proposta é inovadora e, ao mesmo tempo, consistente e alinhada com a tendência internacional para avaliar desempenho luminoso”, detalha.

O relator destaca ainda qual o principal aspecto que foi levado em consideração na revisão. “O ponto focal é para o reconhecimento e a consideração da natureza da luz natural: sua variabilidade temporal e espacial. Critérios atualizados serão apresentados como propostas, mas o requisito continua o mesmo, ou seja, garantir ambientes internos satisfatoriamente iluminados para os seus usuários”, destaca Fernando.

Já Roberto Lamberts, relator do grupo de trabalho de desempenho térmico, vai propor uma melhoria, como alternativa,  no método de simulação, partindo para uma análise anual, levando em consideração cargas internas de ocupação e uma melhor simulação da ventilação natural. “O que a gente percebe é que temos um novo método de simulação com uma evolução significativa em relação ao método atual, capaz de fornecer informações mais próximas da realidade, que auxiliam projetos de edificações mais adequados aos usuários. Vai ficar melhor dos projetistas enxergarem essas vantagens e os projetos tornarem-se mais eficientes”, frisa.

Analisar o impacto anual da utilização de estratégias bioclimáticas de desempenho também são permitidos com o novo método. “Vai ficar bem mais claro a influência de maiores aberturas de ventilação, aproveitando uma estratégia muito utilizada no Brasil de norte a sul. O novo método de simulação está alinhado a normalização internacional e integra critérios de eficiência energética e sustentabilidade”, esclarece Lamberts.

De acordo com Lamberts, a expectativa para a apresentação da proposta é grande. “Na minha opinião é um grande passo que conseguimos dar, criando essa primeira proposta que vai ser submetida ao grupo de trabalho amanhã, e a partir daí debateremos com os interessados e consolidaremos o método para fechar e colocar em consulta pública o quanto antes possível”, complementa.

Os assuntos tratados na reunião têm interface com o projeto Inovação e Tecnologia uma iniciativa da CBIC que conta com a correalização o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024