Logo da CBIC
22/03/2019

Construção e governo unem esforços para prevenir acidentes no MS

Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção chega ao Mato Grosso do Sul

Em 2016, em relação a 2015, houve redução de 3% no número de ocorrências de acidentes no trabalho na indústria da construção em Mato Grosso do Sul. Apesar disso, combate ao acidente de trabalho é tema estratégico do setor, que luta por “acidente zero”. Para induzir ainda mais essa queda na incidência de acidentes e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro, a construção civil se uniu aos principais atores de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e realizará no dia 28 de março, das 8h às 12h30, na Escola Senai da Construção, em Campo Grande/MS, o evento regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção.

A capital sul mato-grossense é a quinta cidade a receber o evento de mobilização da CANPAT Construção no ciclo de 2018/2019, iniciado em outubro do ano passado, em Brasília, que tem reforçado regionalmente que prevenir não deve ser visto como custo e sim investimento. Os maiores incidentes no setor estão relacionados a choque elétrico, queda e soterramento.

“É muito mais caro remediar os danos econômicos e sociais gerados por acidentes de trabalho, do que prevenir”, destaca o vice-presidente de área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

De iniciativa da CBIC, participam da CANPAT Construção o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), o Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS) e a Fiscalização do Trabalho.

 

CANPAT CONSTRUÇÃO EM CAMPO GRANDE

Queda em altura é um dos temas que será abordado durante o evento.

Os resultados das ações prévias realizadas junto aos trabalhadores do Mato Grosso do Sul sobre prevenção de acidentes por trabalho em altura serão apresentados por Carlos Eduardo Santos, técnico de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Centro de Inovações do Sesi-MS

Os riscos do trabalho em altura e as formas de prevenção serão apresentados tecnicamente aos participantes do evento pelo auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, Luís Carlos Lumbreras (SP), e pelo engenheiro civil do Centro de Inovação do Sesi-MS, Adriano Macedo Filho, no que se refere à questão Virtual Design Construction (VDC) aplicado em Trabalho em Altura.

Outro tema que será abordado será o da Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), com uma palestra sobre a Gestão de SST para Terceirizados, pelo vice-presidente da área de Relações do Trabalho da CBIC, Fernando Guedes, e apresentação da plataforma de gestão SESI Viva Mais, por Renata Rézi, do Sesi-DN.

Além disso, a CBIC e o Sesi divulgarão as iniciativas que desenvolvem para a disseminação da cultura prevencionista e os trabalhos técnicos realizados, como o Guia Prático para Cálculo de Linha de Vida e Restrição para a Indústria da Construção, de grande importância para a prevenção acidentes por quedas, e que podem ser conhecidos no site da CANPAT Construção. https://cbic.org.br/canpatconstrucao/

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024