Logo da CBIC
29/10/2018

Seminário mostra como potencializar o uso do BIM

A potencialização do uso do BIM (Modelagem da Informação da Construção), por meio do VDC (Virtual Design and Construction, ou Construção e Desenho Virtual) e de um conceito mais amplo do IPD (Integrated Project Delivery, aqui mais conhecido como Contrato de Aliança), foi o destaque do período da manhã do 9º Seminário Internacional BIM. O evento, realizado pelos comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP em 25 de outubro no auditório da Totvs, teve cerca de 250 participantes, entre presenciais e à distância.

Ao abrir o seminário, o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, destacou a importância do BIM e do VDC para o incremento da produtividade. Este fator, a seu ver, será indispensável no próximo ano, quando se espera um aumento da demanda por obras.Romeu Ferraz observou que o governo sinaliza a obrigatoriedade futura da adoção do BIM nos contratos de execução de obras, ao ter instituído em maio Estratégia Nacional de Disseminação do BIM e criado em junho o Comitê Estratégico de Implementação do BIM.

Ele ainda elogiou o trabalho dos membros do Grupo de Trabalho BIM do CTQ – Alexandre Glogowsky, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Fernando Fernandes e Paulo Sanchez. E congratulou-se com o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP Paulo Sanchez, pela disseminação do BIM entre o governo e as construtoras de todos o país.

Sanchez, por sua vez, relatou ter constatado, em recente missão ao Reino Unido, que o governo brasileiro está empenhado na implementação gradual da obrigatoriedade da adoção do BIM e que o nível de utilização deste processo por empresas nacionais já se iguala ao das inglesas. Ele também se referiu ao elemento que a seu ver impulsiona a adoção do BIM: a paixão pela engenharia e pela melhoria contínua das empresas e dos processos de gestão e produtivos.

(com informações do SInduscon-SP)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024