Logo da CBIC
06/02/2018

Grupo de trabalho da Comat discute proposta de revisão do regimento do SiAC

Um grupo de trabalho foi criado pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para tratar de um assunto de grande interesse para as construtoras: a compatibilização do Regimento do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), com a ABNT NBR ISO 9001:2015. A iniciativa integra o projeto “Gestão de Normas Técnicas do Setor” da Comat/CBIC, correalizado pelo Senai Nacional.

Em reunião nesta terça-feira (6) na sede da CBIC, o grupo discutiu as principais alterações no novo regimento, que vem sendo compatibilizado pela Comissão Nacional do SiAC (CN-SiAC). O objetivo é assegurar às construtoras a possibilidade de receber conjuntamente as certificações da ISO 9001 e do Nível A do SiAC. As sugestões serão levadas à CN-SiAC pela CBIC.

Dentre os tópicos analisados estão o dimensionamento das auditorias e a utilização de laboratórios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Os Referenciais Normativos definidos no novo regulamento – que trazem os requisitos da ISO 9001:2015 juntamente com as particularidades do SiAC – também integraram a pauta e foram pontualmente revisados. Dentre as alterações apreciadas, falou-se na abordagem de riscos e oportunidades; na sustentabilidade nos canteiros de obra, considerando o consumo de água, de energia e a destinação dos resíduos sólidos; e no planejamento da elaboração de projetos, incluindo as informações constantes nas Fichas de Avaliação de Desempenho de Sistema Convencional (FADs) e nos Documentos de Avaliação Técnica (DATecs). Alertou-se ainda para os fatores humanos e físicos que precisam ser observados para se considerar um ambiente de trabalho adequado.

Em relação ao desenvolvimento das FADs, o grupo decidiu que será feito uma pesquisa para levantamento dos sistemas construtivos convencionais representativos para o setor, a qual será divulgada em breve.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024