Logo da CBIC
20/12/2021

CBIC retomará projeto “Construção 2030” no próximo ano

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), presidida por Dionyzio Klavdianos, coordena e desenvolve ações em busca de soluções no campo dos materiais, sistemas construtivos, equipamentos e serviços. O objetivo são iniciativas que resultem na melhoria produtividade, da gestão da qualidade e da inovação tecnológica para as empresas da construção civil.

A comissão é um fórum permanente de discussão de assuntos de interesse do setor, tais como: normalização técnica; tendências e melhorias em materiais, processos de gestão, tecnologia e inovação.

Para a realização das suas ações, a área conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) no projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”.

Com exclusividade ao CBIC Hoje, o presidente Dionyzio Klavdianos pontou a ação de maior destaque da área no ano e o maior desafio para 2022. Confira a seguir:

CBIC Hoje: Qual assunto mereceu maior empenho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) em 2021?

Dionyzio Klavdianos: Cooperativas de Compras. Criadas a partir de 2008 sob os auspícios da CBIC, que procurou disseminar a experiência da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon-CE) para demais estados brasileiros, o processo teve como marco a fundação da Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon Brasil) em 2010. As cooperativas tornaram a ganhar destaque devido à crise de abastecimento e preços, provocada pela pandemia, como meio de combate aos monopólios existentes em diversos segmentos de materiais, seja através da formação de maiores volumes para compras, seja viabilizando o canal internacional para obtenção de insumos.

CBIC Hoje: Qual a maior conquista da Comat para o setor no ano?

Dionyzio Klavdianos: A viabilização do canal internacional de comércio de insumos, incluindo a conquista da certificação, via trading parceira, para compra de aço importado.

CBIC Hoje: Qual o maior desafio da área de inovação da CBIC em 2022?

Dionyzio Klavdianos: Retomada do projeto 2030 sob a nova perspectiva formada pelo impacto da pandemia na construção civil como um todo e nos canteiros de obras em particular. Muito que previu o documento para cenário futuro foi cumprido com o advento da pandemia e precisa ser analisado. O trajeto para que se atingisse o cenário pretendido para 2030 pode ser revisto frente a tudo que houve e o marco temporal recalculado.

Enquanto a equipe CBIC está de férias, aproveite para conhecer um pouco mais sobre as ações da área de Relações do Trabalho da entidade e suas publicações no site.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024