Logo da CBIC
17/09/2020

Reunião Plenária da Norma de Desempenho discute Desempenho Térmico

Foi realizada nesta quinta-feira (17) a reunião Plenária da CE-002:136.001 ‘Desempenho de Edificações’, para tratar da Emenda da norma de Edificações habitacionais – Desempenho (ABNT NBR 15575 – Partes 1 a 6), referente ao Desempenho Térmico.

Durante a reunião foram apresentadas e discutidas as propostas recebidas na reunião Plenária do dia 13/8. Dentre elas, a proposta da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) relativa ao texto que trata da alteração da absortância à radiação solar, em função do tempo de exposição dos produtos.

A fundamentação da proposta se baseou na inexistência de estudos consolidados sobre a alteração da absortância à radiação solar em função da degradação dos revestimentos. A proposta apresentada propõe que todos os critérios relacionados à alteração da absortância em relação à degradação sejam incluídos em anexo de caráter informativo, até que se obtenha um banco de dados representativo da ação da degradação na absortância. A proposta obteve consenso na Comissão e será implementada no texto normativo.

 

Roberto Matozinhos, do Gant/CBIC e do Sinduscon-MG

 

Também foram discutidas as contribuições relacionadas ao cálculo da área efetiva de abertura para ventilação do APP, sendo analisada a possibilidade de no caso de espaços internos integrados, sem a presença de divisões por paredes ou portas, não considerar a soma das áreas úteis de dormitório e closet, que resultaria na área útil do ambiente. Assim como a modificação da absortância à radiação solar de paredes externas, do Modelo de referência, de 0,50 para o valor degradado de 0,58. Para a absortância à radiação solar da cobertura, foi sugerida a mudança da telha de 8 mm para a de 6 mm e seu valor alterado de 0,60 para o degradado de 0,65. As mudanças citadas obtiveram consenso e serão alteradas no texto normativo.

A próxima reunião plenária foi agendada para o dia 30 de setembro, data a ser confirmada, e as contribuições aceitas serão incorporadas ao texto que será enviado aos membros da CE em tempo hábil para análise antes da reunião.

O coordenador da Comissão Fábio Villas Boas ressaltou ao final da reunião que estão empenhados em finalizar o texto para colocá-lo em Consulta Nacional já em outubro.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024