Logo da CBIC
10/08/2017

COMAT/CBIC intensifica defesa da produção em conformidade com as normas técnicas e as diretrizes do PBQP-H

Na reunião desta quinta-feira (10/08) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, os membros da comissão manifestaram a necessidade de estimular  as construtoras quanto à utilização dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs). Para o presidente da COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos, a CBIC deve divulgar massivamente os PSQs para o associado. “Ha empresas certificadas nivel A do PBQP-H, que desconhecem os PSQs. A outra ação é estreitar as relações com os setores responsáveis pelos PSQs, notadamente os que têm menor índice de conformidade.

No entendimento do Ministério das Cidades, o desenvolvimento e implementação do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC) tem mostrado que a possibilidade de reduzir custos sem prejuízo da qualidade depende de uma articulação dos agentes públicos e privados.

Durante a reunião, a diretora Técnica da Abramat, Laura Marcellini, apresentou uma pesquisa informal realizada junto aos associados da entidade e à indústria de materiais. “Nos últimos três anos houve um avanço no que diz respeito ao atendimento à Norma de Desempenho e Conformidade”. O representante do Sinduscon-Rio Lydio Bandeira apresentou o índice de conformidade com as normas de cada um dos programas setoriais, além do número de empresas qualificadas por estado.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024