Logo da CBIC
28/10/2022

Gant/Comat avalia proposta de revisão da ABNT NBR 15575 – Lumínico

Induzido por demanda de construtores, o Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comat/CBIC realizou no dia 26 de outubro reunião extraordinária para avaliar e discutir a Proposta do grupo apresentada pela Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações – Lumínico CE-002:136.001 de reestruturação do item 13 que trata do Desempenho lumínico, da norma ABNT NBR 15575 “Edificações habitacionais – Desempenho”. Este item da norma busca garantir o desempenho lumínico das edificações quanto a iluminação natural.

A arquiteta e diretora da Ares Eficiência Energética e Sustentabilidade, Ana Carolina Veloso, foi convidada para apresentar o estudo de aplicação da Proposta, coordenado pela Abrainc.

O presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Martins Klavdianos, abriu a reunião e expôs que a reunião extraordinária do Gant foi motivada por demanda de construtores e pelo convite da Comissão de Estudos da ABNT, responsável pela reestruturação do texto da norma, CE-002:136.001, de apresentação de contribuições à Proposta até dia 1º de novembro, previamente à primeira reunião de 2022 da CE marcada para 7 de novembro.

A arquiteta mostrou como resultado da análise de aplicação os principais pontos de mudança, que trazem significativas alterações na avaliação de desempenho da luz natural nas edificações e os impactos da Proposta e os estudos da sua aplicação em edificações de interesse social. O debate foi riquíssimo e subsidiará o envio de contribuições do grupo ao texto apresentado e a participação na reunião da Comissão de Estudos da ABNT.

Dionyzio Klavdianos parabenizou Ana Carolina pela excelente análise e a Abrainc pela iniciativa e também agradeceu a participação dos membros do GANT e a disposição de atuarem também neste importante tema da norma ABNT NBR 15575. O líder do Gant, Roberto Matozinhos, ressaltou a importância da participação dos membros do Gant/Comat na reunião do dia 7 de novembro.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024