Logo da CBIC
09/12/2019

Setor da construção forma mestres de obras em São Leopoldo (RS)

Registro da aula inaugural realizada no dia 22 de julho (Foto: Divulgação)

A solenidade de formatura do curso de ‘Aprendizagem Industrial Mestre de Obras Sinduscom Vales’ será amanhã (10), às 19h, no auditório do Instituto Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) de Inovação em Engenharia de Polímeros (prédio Educação), com sede em São Leopoldo (RS).

A promoção é do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscom Vales), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros.

As aulas, teóricas e práticas, da 8ª edição do curso Mestre de Obras foram ministradas pelo instrutor Carlos Guilherme Hegele, do Senai, totalizando 260 horas/aula. Para o coordenador Técnico de Educação Profissional, Senai/RS, Tiago Bonini, “a iniciativa desse curso é de suma importância para alavancar a carreira dos profissionais do segmento da construção”.

Os participantes tiveram acesso a informações relevantes sobre a área, acompanhando igualmente as tendências e novidades do setor. “Foram realizadas vistas técnicas em obras da região e palestras com a presença de fornecedores de materiais de construção, tudo estrategicamente planejado para que os participantes obtivessem maior qualificação técnica”, destaca o presidente do Sinduscom Vales, engenheiro Roberto Potrick.

O curso Mestre de Obras objetiva:

  • Preparar os profissionais para participar do planejamento e acompanhar o desenvolvimento das fases da obra;
  • Planejar, constituir e monitorar os grupos de trabalho;
  • Atuar no acompanhamento dos cronogramas de execução da obra;
  • Orientar sobre o planejamento previsões e provisões de materiais;
  • Supervisionar a operação e manutenção de instrumentos, ferramentas e máquinas, e
  • Gerenciar as atividades com qualidade e produtividade, mantendo atualizados os registros da execução da obra.

A programação incluiu Habilidades básicas, Administração de recursos humanos, Administração do trabalho, Desenho técnico, Topografia, Leitura e interpretação de projetos, Materiais de construção. Planejamento de obra e orçamento, bem como Técnicas de execução.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024