Logo da CBIC
30/09/2021

CBIC Jovem desperta interesse de entidades internacionais no 2º dia do IHA

O CBIC Jovem será internacionalmente conhecido a partir do próximo ano. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo serão apresentados na reunião anual da International Housing Association (IHA) em 2022. Antes, o IHA já pretende trabalhar virtualmente com a equipe brasileira sobre as potenciais oportunidades para o desenvolvimento de lideranças jovens pelo mundo.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (30/09), durante o segundo dia da reunião anual do IHA, que reúne representantes de entidades internacionais do setor habitacional, dentre elas a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O Grupo CBIC Jovem, criado em 2019 e atualmente formado por 34 jovens líderes do setor da construção, com perfis baseados em inovação, diversidade, representatividade e atitude, foi apresentado pela gestora dos projetos de Integração Internacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Denise Soares Putzke.

A Austrália também desenvolve um programa direcionado aos jovens australianos para atrair profissionais para a carreira da construção.

Coordenada pelo presidente da IHA, Per Jaeger, a reunião contou com a participação do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Dentre outras importantes decisões tomadas durante a reunião, a aprovação do formato e conteúdo das declarações de intenção do IHA em apoio à Modelagem de informações de construção (BIM), Eficiência energética e Indústria 4.0.

Nesse último caso, foi criado o Grupo de Trabalho sobre a Indústria 4.0, que será integrado por representantes do Brasil, Canadá, Noruega, Taiwan e Peru.

Custo da Burocracia

Dentro do Grupo de Acessibilidade das Casas, a CBIC também participará das discussões do IHA sobre os custos que impactam os negócios, conforme definido na reunião do dia 29/09, quando a CBIC apresentou o estudo “O Custo da Burocracia no Imóvel”, de 2014, que analisa os gargalos burocráticos que oneram e atrasam os empreendimentos imobiliários no país, impactando toda a sociedade brasileira.

O estudo revela o custo extra pago pelos proprietários dos imóveis no País, devido aos entraves que se estendem desde a aquisição do terreno até a entrega da casa própria e envolvem instituições públicas e privadas

O Grupo de Trabalho para Acessibilidade de Habitação da IHA (IHA Affordable Housing Working Group) irá trabalhar com os outros membros da IHA para criar uma sessão na Reunião Anual de 2022 explorando como a indústria está trabalhando para lidar com o custo crescente de conformidade (burocracia).

Os seguintes membros já mencionaram seu interesse em compartilhar esta discussão: Austrália, Brasil, Canadá, Malásia, Estados Unidos.

Participação de mulheres na construção

A presidente do IHA, WG, Deborah Malone, ressaltou a importância da indústria da construção no mundo e a ideia de reunir todas as iniciativas de programas de habitação social desenvolvidos e compartilhados em um único documento do IHA.

No Japão, Tom Ito, ressaltou que há um programa exclusivo para incluir as mulheres em todos os níveis de carreiras na indústria da construção, com foco na promoção da diversidade e da inclusão e nas funções de negócios. No país, de toda a população que trabalha no setor, 40% são mulheres. Dos 4,9 milhões trabalhadores, cerca de 800 são mulheres.

Realizações internacionais

Também foram apresentadas ações que estão sendo realizadas pela Associação Canadense de Construtores de Casas sobre o “Índice do mercado imobiliário”, por Kevin Lee, e pela National Association of HomeBuilders, dos Estados Unidos, sobre a “Casa que ela construiu”, por Gregory Zick.

A próxima reunião anual do IHA está marcada para fevereiro de 2022 e acontecerá durante o NAHB International Builders’ Show® (IBS). Dependendo do andamento da pandemia da Covid-19 nos países membros, ele poderá ter formato híbrido. Também prevista uma reunião do IHA, no segundo semestre de 2022, na Malásia.

Tom Ito, representante da entidade japonesa da construção, foi nomeado o novo presidente do IHA, cuja eleição ocorrerá em 2022, durante o evento anual. “O encontro será uma oportunidade para conhecer a todos presencialmente”, disse.

Já a próxima Conferência Internacional de Garantia de Habitação e Casa (IHHWC), em parceria com o IHA, segundo Conor Taaffe, será em 2023. O evento de 2020 foi cancelado em razão do coronavírus.

A participação da CBIC na reunião tem interface com o Projeto Integração Internacional da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024