Logo da CBIC
04/09/2020

Maranhão debate revisão do Sinapi em seminário digital no dia 10/9

O Estado do Maranhão recebe no próximo dia 10 de setembro, das 14h30 às 16h30, o Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), em formato totalmente virtual, para debater e apresentar as mudanças e reforçar a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados. Inscreva-se e participe!

Referência oficial para elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU), o Sinapi vem sendo cada vez mais utilizado nas licitações públicas.

“O processo de atualização, que passa por uma profunda reforma de ampliação de suas composições unitárias e detalhamento de cada uma delas, tem contribuído para o uso de suas referências por orçamentistas, mesmo quando não é obrigatório”, destaca o gestor do grupo de trabalho de revisão do Sinapi da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Geraldo de Paula Eduardo.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, um dos maiores desafios da construção civil é a organização e elaboração de orçamentos.

“Considerar cada mínimo elemento e risco do projeto, avaliar imprevistos e fazer um balanço de custos de materiais e mão de obra é um processo complexo.  Por isso, é tão importante discutir sobre esse novo Sinapi, tendo em vista que ele é uma fonte de consulta que permite visualizar melhor custos de insumos e índices de produtividades, sendo uma forma excelente de otimizar processos de gerenciamentos”, destaca.

A visão empresarial sobre o sistema será apresentada por Alvaro Andrade Vasconcellos, que atua na área de Planejamento e acompanhamento de resultados, metas e custos de obras, acompanhando concorrências públicas, elaboração de orçamentos e propostas comerciais. “Meu recado será para o empresário, para o melhor aproveitamento do Sinapi, alertando para alguns equívocos que estamos cometendo”, frisa.

Já as melhorias alcançadas com apresentação das ferramentas agregadas pelo sistema serão expostaspela coordenadora do Sistema na Caixa, Íris Luna de Macedo, responsável pela manutenção e desenvolvimento de composições de serviços do Sinapi. “Vamos mostrar a estrutura do programa, os caminhos para pesquisa e as suas facilidades”, destaca a engenheira civil.

O gerente executivo do Sinapi, Mauro Martins de Castro, que também participará do evento, reforça que “o seminário tem por objetivo atualizar o participante quanto ao desenvolvimento e manutenção do sistema, à disponibilidade dos documentos técnicos que fundamentam as referências e às orientações de uso, destacando o papel fundamental do usuário para atualidade do sistema”.

Realizado pela CBIC e pelo Sinduscon-MA, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e apoio da Caixa Econômica Federal, o seminário faz parte das ações do projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em conjunto com o Senai.

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024