Logo da CBIC
03/02/2020

Fórum vai debater formas de impulsionar projetos de infraestrutura

Para seu primeiro evento do ano de 2020, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) vai reunir os diversos atores que atuam na implementação de projetos de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs). O Fórum ‘Integridade, Sustentabilidade e Governança’ será realizado no dia 18 de fevereiro, das 14 às 17 horas, no auditório Milenium (Rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana), em São Paulo.

Durante o fórum, especialistas vão debater sobre como o mercado avalia e precifica empresas e projetos que atendem ao tripé de integridade, sustentabilidade e governança, e de que forma isso pode impulsionar os projetos de infraestrutura. As inscrições, que são gratuitas e obrigatórias, já estão disponíveis pelo link http://cbic.org.br/foruminfraestrutura/. Garanta já a sua!

Para Carlos Eduardo Jorge, presidente da Coinfra, o país vive uma fase de mudanças nas fontes de financiamento a projetos de Infraestrutura. “O novo papel assumido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] e a queda nas taxas de juros, abrem espaço para os bancos privados, fundos de investimentos e mercado de capitais. Queremos discutir como esses atores, incluindo as seguradoras, avaliam os critérios de Integridade, Sustentabilidade e Governança, para, inclusive, melhor orientar o setor da construção na apresentação de seus projetos”, destaca Jorge.

Confira a programação completa:

Integridade, sustentabilidade e governança como fator para impulsionar os projetos de infraestrutura

  • Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC e presidente da Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística (Apeop);
  • Fábio Almeida Abrahão, diretor de Infraestrutura, PPPs e Concessões do BNDES;
  • Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica;
  • Moderador: José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Como os financiadores e o mercado de capitais avaliam organizações com integridade e projetos estruturados com sustentabilidade e por que elas podem ser mais competitivas na obtenção de financiamentos e investimentos

  • Daniel Green, diretor do Santander;
  • André Dabus, diretor de infraestrutura da Marsh Brasil;
  • Renato Sucupira, BF Capital;
  • Moderador: João Gualberto, consultor em estruturação de projetos de infraestrutura.

Principais desafios e aprendizados na implementação de governança empresarial e como os investidores avaliam esta gestão

  • Paulo Lopes, diretor presidente da MGO Rodovias;
  • Representante do Banco Itaú;
  • Representante do Fundo Pátria;
  • Moderador: Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC e presidente da Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística (Apeop).

O evento integra o projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, realizado pela CBIC com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024