Logo da CBIC
25/02/2022

Perdeu o Master Class de Imersão no Sinapi? Confira a novidade!

Complementando as ações dos Seminários Técnicos de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), que já impactaram positivamente a vida de mais de 2 mil profissionais nos últimos seis anos, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou no último dia 23/02, a Master Class de Imersão no Sinapi, via plataforma Zoom, dando início a um projeto para promover capacitações.

Desde 2013 a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC vem acompanhando e atualizando o sistema Sinapi com as melhorias desenvolvidas e implementadas pela Caixa, gestora do sistema, em parceria com o IBGE. Nesse período, profissionais dos 26 estados da federação e do DF já  participaram de cursos, debates e orientações para um melhor desenvolvimento e atualização do sistema. O objetivo é colaborar com as diversas realidades do país e com os contratos das licitações e orçamentos como um todo.

Para a especialista no Sistema de Referência do Sinapi, Luciana Andrade, essas imersões são uma grande oportunidade para os dirigentes de construtoras ou orçamentista, contratantes de obras federais, estaduais ou municipais e organismos fiscalizadores, usuários do Sinapi, visualizarem, na prática, os documentos disponíveis sobre o Sistema e não perderem dinheiro com orçamento mal planejado, obras paradas e aditivos.

Luciana Andrade enfatizou que as referências dos valores no sistema são atualizados sempre e, por isso, necessitam desse trabalho conjunto de todos para melhorar o ambiente de negócios da construção civil nas realidades das obras em todo país.

Durante a Master Class, a especialista fez um “passeio” pelo sistema e informou as novidades que foram implementadas recentemente.

“Hoje, quase 6 mil insumos estão disponíveis no sistema, a CAIXA e o IBGE atuam em parceria para trazer mensalmente essas informações do sistema atualizadas. Existe um “pai” para cada família e esse é o dado atualizado. Os demais itens da mesma família do pai são atualizados por coeficientes de representatividade. Além disso, ainda temos São Paulo como referência”, mencionou.

A especialista também reforçou a importância de todos os entes reconhecerem e utilizarem o sistema Sinapi, que não é tabela, mas sim um sistema com referências, e sempre adequando os itens às necessidades de cada orçamento e projeto.

Confira essas e outras novidades sobre o Sistema no hotsite do Sinapi.

Se você perdeu a Master Class de imersão do Sinapi ou quer revê-lo? Inscreva-se já e assista na íntegra.

O curso completo de imersão no Sinapi será realizado nos dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de abril, das 19h às 22h (horário de Brasília). Saiba mais.

Master Class de Imersão no Sinapi tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024