Logo da CBIC
29/09/2021

Mato Grosso do Sul recebe Seminário Técnico do Sinapi

Mais uma edição do Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) – referência oficial para a elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) – foi realizada nesta quarta-feira (29). Desta vez, direcionada a empresários e profissionais orçamentistas da indústria da construção do Mato Grosso do Sul. Durante o seminário foram apresentados e debatidos aspectos que podem favorecer a elaboração de orçamentos por órgãos públicos e empresas privadas.

Na abertura do evento, o presidente do Sinduscon-MS, Amarildo Miranda Melo, ressaltou a importância do encontro e agradeceu ao assessor da CBIC e vice-presidente do Sinduscon-MS, Kleber Luiz Recalde, pela organização. “Todo esse trabalho feito aqui no nosso estado para que nós estivéssemos hoje aqui trazendo um pouco do que vocês fazem na CBIC sobre o SINAPI, que é um trabalho de vários anos, se não fosse o Kleber isso não estaria acontecendo”, disse.

Já o presidente da Associação Sul-mato-grossense de empresários de Obras públicas-ASMEOP, Renato Marcilio da Silva, afirmou que o evento é de grande relevância para o Mato Grosso do Sul e que convidou diversas instituições como o Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura de Campo Grande, a Prefeitura de Dourados, além de uma série de empresas de projetos.

O consultor CBIC/SINAPI, Geraldo de Paula Eduardo, explicou que o Sinapi é um trabalho que vem sendo feito há muitos anos e a CBIC desde o início participa, como parceira, da Caixa nessa revisão.

O empresário Álvaro Andrade Vasconcellos, da Múltipla Engenharia, iniciou o debate ilustrando pontos sobre orçamento e utilização do Sinapi e afirmou que um orçamento bem elaborado promove resultado, qualidade, previsibilidade e continuidade do empreendimento.

A equipe do Sinapi da Caixa agradeceu às entidades pelo evento e ressaltou a divulgação do processo de consulta pública para aprimorar as referências criadas ou atualizadas com o objetivo de favorecer a participação a partir do “Conhecendo o Sinapi” e aprimorar especificações dos insumos, favorecendo a adoção ou pesquisa de preços.

Participaram do debate:

  • Amarildo Miranda Melo – Presidente do SINDUSCON-MS
  • Kleber Luiz Recalde – Vice-presidente do SINDUSCON-MS
  • Renato Marcilio da Silva – Presidente da Associação Sul-mato-grossense de empresários de Obras públicas-ASMEOP
  • Geraldo de Paula Eduardo – Consultor CBIC/SINAPI
  • Álvaro Andrade Vasconcellos (Múltipla Engenharia) – Visão Empresarial do SINAPI
  • Mauro Fernando Martins de Castro – Gerente Executivo do SINAPI/Caixa
  • Iris Luna Macedo – Coordenadora do SINAPI/Caixa
  • Thiago de Abreu Luna – Engenheiro civil/Caixa
  • Tássia Batista Cordeiro – Arquiteta/Caixa
  • Juliana Cunha Cardoso Mustafá Vieira – Arquiteta/Caixa

Assista ao evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=gEAqCruAZ7U

Confira as apresentações:

Orçamentos

Caixa/Sinapi

A iniciativa tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024