Logo da CBIC
25/11/2019

FNP comemora 30 anos em sessão solene na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados promove amanhã (26), às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, Sessão Solene em comemoração aos 30 anos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“A FNP tem sido uma trincheira de luta em defesa de um novo federalismo, onde os municípios possam cumprir o seu papel cidadão de melhorar a condição de vida do povo. Há 30 anos a entidade faz isso com maestria”, enfatiza o deputado federal Tadeu Alencar (PE), autor da proposta de realização da sessão.

Para o presidente da FNP e prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, os 30 anos da entidade são marcados por muitas conquistas para os municípios. “É fundamental comemorá-los, especialmente em uma Sessão Solene, realizada na Casa das Leis, onde um novo pacto federativo deve balizar as relações entre os entes federados”, afirmou.

A ex-prefeita de Santiago – 2012-2016 (Chile), Carolina Tohá, é uma das presenças confirmadas para a solenidade.

 

FNP completa 30 anos atuando em 406 municípios brasileiros

Fundada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos.)

Tem como foco de atuação os municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte, com dados estimados de 2019, abrange 406 cidades e 100% das capitais. Com participação relativa crescente, corresponde atualmente a 61% da população e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Tem como missão zelar pelo princípio constitucional da autonomia municipal e garantir a participação imprescindível dos municípios no aprimoramento permanente do pacto federativo.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024