Logo da CBIC
25/09/2018

Sinduscon-MT reabre inscrições para seminário sobre atualização das referências de custo do Sinapi

Devido à grande procura, foram reabertas ontem (24) as inscrições para o Seminário sobre a Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). As inscrições haviam se esgotado na sexta-feira (14) por atingirem o limite de 80 pessoas, que era a capacidade do Plenarinho do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), local do evento. Agora, para atender confortavelmente os participantes, o seminário será realizado no auditório “Otacílio Borges Canavarros”, no horário das 14h às 17h30. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas.

“Os profissionais que atuam na construção civil não podem deixar de aproveitar esta chance para atualização profissional e saber como utilizar o Sinapi de forma mais adequada na elaboração dos seus orçamentos”, destaca o presidente do Sinduscon-MT, Julio Flávio Campos de Miranda, ao lembrar que o Sistema é a mais importante referência para formação de custos nas licitações públicas e que a realização do seminário é uma oportunidade para entender a nova fase do sistema, que passa por uma atualização.

Miranda lembra que há muitas distorções em nível de Brasil no preço dos insumos utilizados como parâmetros pelo setor. “Mato Grosso é um estado de dimensões continentais, onde grande parte dos insumos chega via transporte terrestre. Então os custos com logística fazem com que o preço final de um produto seja diferente entre o praticado em cidades do norte e o sul do estado, onde as distâncias podem ultrapassar os 1.000 km de distância. Existem insumos onde a diferença de preço chega a quase 100% por causa da distância do centro produtor”, esclarece.

Com a promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Caixa Econômica Federal e Senai Nacional, realização regional do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT) e apoio da Fiemt, o seminário é direcionado a empresários da construção civil, dirigentes das construtoras, orçamentistas, engenheiros, professores universitários, acadêmicos, contratantes de obras da União, Estado e Municípios; concessionárias de serviços públicos, autarquias, empresas públicas, agências, secretarias de obras e de infraestrutura, técnicos de órgãos fiscalizadores e normatizadores, tais como Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (CREA-MT) e Polícia Federal em Mato Grosso (PF/MT), além de representantes da Caixa em Mato Grosso.

Participam do evento de Cuiabá três palestrantes: o engenheiro civil Gerado de Paula Eduardo, consultor da Comissão de Infraestrutura da CBIC (COP/CBIC) e gestor do projeto de Revisão do Sinapi/CBIC; a engenheira civil Luciana Andrade Carlos de Mendonça, orçamentista do Sinduscon/PE; e o arquiteto Mauro Fernandes Martins de Castro, gerente Executivo do Sinapi na Caixa. Todos participam do mesmo seminário levado aos Estados pela CBIC, Senai e Caixa.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024