Logo da CBIC
12/06/2018

Sinduscon-PE realiza Seminário Técnico de Revisão do Sinapi

Cerca de 150 pessoas, entre construtores, profissionais do setor construtivo e gestores de órgãos públicos participaram na manhã desta terça-feira, 12, do Seminário Técnico de Revisão do Sinapi, realizado pelo Sinduscon-PE, com a promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Infraestrutura (COP), do Senai Nacional e da Caixa Econômica Federal.

Foram palestrantes do evento o consultor da CBIC e gestor do projeto Revisão do Sinapi, o engenheiro Geraldo de Paula, a engenheira do Departamento de Pesquisas e Orçamentos do Sinduscon-PE, Luciana Andrade, e o gerente executivo do Sinapi da Caixa Econômica Federal, o arquiteto Mauro de Castro.

Para Geraldo de Paula, a discussão em torno do Sinapi é fundamental, uma vez que, pela legislação atual, o Sinapi é o sistema oficial de preços adotado pelo governo federal e sua utilização é obrigatória em empreendimentos onde são investidos recursos da União. “Nessa fase em que nós estamos, é importante a divulgação de como está funcionando o Sinapi. Instruímos nessa ocasião o mercado da melhor forma, falando das ferramentas que o sistema disponibiliza e de sua confiabilidade depois da revisão pela qual ele está passando”, considera. “Estamos fazendo chegar essas informações ao mercado, às construtoras e aos órgãos contratantes e fiscalizadores”, completa ele.

O consultor da CBIC registrou ainda o papel do Sinduscon-PE nesse trabalho conjunto com a Câmara e a Caixa Econômica Federal. “Desde 2015, quando o seminário foi realizado pela primeira vez em Recife, a área de Orçamentos do Sinduscon-PE se dispôs a prestar colaboração intensa para o Sinapi, no sentido de promover críticas e sugestões. O sindicato está permanentemente vigilante, pois criou-se aqui um pessoal especializado a ponto de a CBIC buscar o auxílio da engenheira Luciana Andrade, coordenadora do Departamento no Sinduscon-PE, para fazer parte do seu grupo técnico que discute junto com o Grupo Técnico da Caixa, a cada passo que é dado na revisão do Sinapi”, destacou.

O Seminário já foi realizado em mais de 20 capitais do país. “Da primeira vez que estivemos aqui, esse trabalho de revisão estava na metade. Agora ele está em fase de conclusão, então estamos vindo em um novo e bom momento aqui”, comenta Geraldo de Paula.

O presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simón, anfitrião do evento, também comunga do sentimento de que o tema vem sendo veementemente foco da casa, gerando resultados positivos não só nos limites do estado. “Um dos fatores que mais orgulham o Sinduscon-PE nessa discussão é a participação que temos imprimido, através do nosso diretor de Custos e Materiais, Antônio Cláudio Couto, e da engenheira Luciana Andrade, esta nos representa inclusive na discussão nacional do Sinapi, dentro da Comissão de Infraestrutura da CBIC”, diz ele. “Qualquer dúvida, qualquer questão que seja colocada hoje, na formatação da revisão do Sinapi, a gente consegue levá-la ao nível nacional e ter as respostas e soluções também colocadas nesse nível”, destaca.

O Seminário Revisão do Sinapi contou ainda com as presenças do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Laércio Lemos, do gerente de Engenharia da Caixa, Valdecir Reis, e do gerente de Habitação, Marcelo Maia, entre outros integrantes da equipe da Caixa.

Sobre essa participação, a diretora de Assuntos Imobiliários do Sinduscon-PE, Betinha Nascimento, lembra a importância das parcerias que a Caixa Econômica Federal vem fazendo com o setor. “Todos ganham e proporcionam o bem comum para a sociedade”, finaliza.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024