Logo da CBIC
24/10/2019

Construção gaúcha recebe seminário sobre a reformulação do Sinapi

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Senai), realizou nesta quinta-feira (24), em sua sede, em Porto Alegre, o seminário técnico sobre a Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o tema abordado tem interface com o projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC.

Aberto pelo vice-presidente do Sinduscon-RS, José Luiz Lima Lomando, o evento também contou com a participação:

  • Engenheiro e consultor da CBIC, Geraldo de Paula Eduardo
  • Gerente executivo do Sinapi na Caixa Econômica Federal, Mauro Fernando Martins
  • Coordenadora do Sinapi/Caixa, Íris Luna Macedo
  • Vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador da Comissão de Obras Públicas e Privadas do Sinduscon-RS, José Paulo Grings
  • Engenheira orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade, que passou uma visão da importância do Sinapi, pelo foco empresarial.

Entre os mais de 70 participantes, estiveram presentes dirigentes e representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de secretarias estaduais e secretarias municipais, de universidades, de entidades empresariais e empresários da construção civil do Estado.

Geraldo de Paula explicou que desde 2009 a CBIC trabalha na revisão do Sinapi. O propósito da revisão foi eliminar problemas de origem.

“O Sistema foi criado pela junção de outros sistemas não consistentes entre si. Com a revisão, o Sinapi ganhou qualidade. Está mais completo, claro, transparente e confiável, trazendo segurança para todos”, explica Geraldo de Paula.

O Sinapi passa a ser referência na elaboração de orçamentos de obras contratadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).  Após vencer uma primeira etapa, as entidades envolvidas no processo iniciaram um movimento de disseminação das mudanças. O evento finalizado com um debate, proporcionou aos participantes um maior entendimento sobre as melhorias do Sistema Sinapi e suas implicações positivas no mercado.

Veja  fotos do evento no Flickr da CBIC.

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024