Logo da CBIC
22/02/2022

CBIC participa de coletiva do 15° Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, participou, nesta terça-feira (22), da coletiva de imprensa para divulgação do 15° Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua com os resultados do quarto trimestre de 2021. A iniciativa foi promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e contou com a presença de empresas associadas, convidados, representantes de instituições financeiras e imprensa.

Na primeira parte do encontro, Petrucci realizou a apresentação dos Indicadores Imobiliários Nacionais referentes ao quarto trimestre de 2021, que foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela CBIC. “O número de vendas de novos imóveis cresceu 12,8% em 2021, em comparação com o ano de 2020. Os lançamentos registraram aumento de 25,9% e a oferta final fechou o período com 3,8% de crescimento. Considerando somente os três últimos meses do ano, em relação ao trimestre anterior, as vendas subiram 3,6%, os lançamentos cresceram 24% e a oferta final ficou em 10,4%”, disse. Leia o release completo com os dados nacionais.

Na segunda parte, o gestor Norte-Nordeste da Brain Inteligência Estratégica (Brain), Claubert Barreto, apresentou os dados de Belém e Ananindeua. De acordo com o estudo, em relação ao terceiro trimestre de 2021, as vendas caíram em 35,7%. No quarto trimestre foram vendidas 338 unidades verticais, 190 unidades horizontais e 35 unidades comerciais.

Barreto ainda apontou que o trimestre apresentou 774 unidades lançadas, enquanto que no último trimestre deste ano, o quantitativo foi de 31 empreendimentos, um crescimento de aproximadamente 2.400%. Quando comparado ao mesmo trimestre de 2020, em que houve 1.556 lançamentos, a queda foi de 50,3%.

Já no número de vendas, nos três últimos meses do segundo semestre de 2021, que correspondem a outubro, novembro e dezembro, 563 unidades foram vendidas, um declínio de 35,7% em comparação ao trimestre anterior, que vendeu 876 imóveis. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 1.681 imóveis vendidos, a redução foi de 65,5%.

As informações do Censo envolveram os lançamentos empresariais do setor, vendas, oferta final, preço e programa de habitação como ‘Casa Verde Amarela’ (CVA), antigo ‘Minha Casa Minha Vida’ (MCMV), em ambos os municípios. Os resultados são referentes a metodologia de pesquisa em campo e técnicas específicas, que identificam as oportunidades no mercado para novos empreendimentos e o consequente atendimento a diferentes faixas de clientes.

O demonstrativo conta, também, com as ofertas de estoque de incorporadoras e dados sobre os lançamentos e vendas, avaliação do mercado residencial estratificado por tipologia, padrões, renda exigida e bairros.

Clique aqui e baixe o estudo na íntegra!

*Com informações do Sinduscon-PA

A iniciativa é ligada com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A programação contou com o apoio do Sistema Fiepa e da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Pará (Ademi-PA).

COMPARTILHE!