Logo da CBIC
21/10/2021

Enic: Startups impulsionam a inovação no mercado imobiliário

Em 2020, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mapeou o nível de digitalização das construtoras e incorporadoras do país. Nesta quinta-feira (21/10), o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) reuniu uma equipe de craques de empresas e startups que estão se reunindo em rubs e ecossistemas para impulsionar a inovação no mercado imobiliário brasileiro, durante oficina online que tratou do tema.

A 1ª etapa da Pesquisa de Digitalização “Transformação Digital na Indústria da Construção – Maturidade de Construtoras e Incorporadoras” foi conduzida pelo Grupo CBIC Jovem. O objetivo do trabalho é impulsionar inovações tecnológicas nas empresas e melhorar o ambiente de negócios e a produtividade, implementando soluções digitais para racionalizar processos burocráticos.

Mateus Alves Martins, que atua na área Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação da Tecnisa e é membro do Grupo CBIC Jovem, informou que a pesquisa, realizada junto a empresas de todos os portes e em todo o país, identificou que a maior parte delas já está buscando a digitalização.

As principais atividades listadas como prioridade para a digitalização foram: gestão da construção, orçamento, planejamento, suprimento e desenvolvimento de projetos. “As empresas já estão começando a trilhar esse caminho da transformação digital.  Entre as principais barreiras apontadas está a falta de integração entre os sistemas e de recursos para investimentos em tecnologia, cultura e competências digitais do time”.

A 2ª fase da pesquisa está em andamento e incluirá as startups, para saber o que as empresas precisam e o que está disponível no mercado.

O gerente geral na Maximus Incorporadora Ltda e coordenador do SECOVI Novos Empreendedores, Rodrigo Abrahão, apresentou a iniciativa que, a partir de 2017, abriu espaço para as startups apresentarem suas soluções para o mercado imobiliário. “As sinergias que surgem com as startups, cada uma focando em pequenas partes da cadeia, estão trazendo grandes avanços para o mercado imobiliário”, salientou, informando que nesta quinta-feira encerram as inscrições para o Concurso MoviMente – Transformação dos Negócios, direcionado às startups interessadas em conectar seus projetos ao mercado imobiliário.

O MoviMente conta atualmente com cerca de 120 startups associados ao NE, que fazem parte do grupo de trabalho do SECOVI Novos Empreendedores. Conheça mais e participe!

O vice-presidente da Área Imobiliária da CBIC e coordenador da oficina, Celso Petrucci, enalteceu a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo CBIC Jovem e pelo SECOVI Novos Empreendedores como fundamentais para que os empresários do setor se integrem e atualizem sobre essas novidades.

O CEO da ConnectData e coordenador de Inovação do SECOVI Novos Empreendedores, Gabriel Borges, ressaltou a importância do apoio das instituições na captação de recursos para o desenvolvimento tecnológico de projetos para a construção civil. “Temos buscado apoio do Secovi e parcerias com a CBIC, Senai, Sebrae para direcionar recursos de fomento para impulsionar a aplicação das tecnologias na construção civil”, frisou.

Como modelo de aplicação de inovação corporativa, o gerente de inovação e processos na EZTEC, Samuel Sfreddo Gosch, destacou que a empresa trabalha com empreendimentos imobiliários e comerciais com enfoque em soluções no ambiente de negócios.

Atualmente, a EZTEC conta com a parceria de 16 startups conectadas à área de negócio. Dentre as soluções implementadas, destaque para a gameficação para treinar corretores e a assinatura eletrônica, que ajudou a vender R$ 700 milhões de VGV em 2020. Informou ainda que para canteiro de obras, a empresa utiliza a plataforma de Consultas de Projetos Eletrônicos, que economiza tempo e evita erros de projetos.

Entraves

Na opinião do Gabriel Borges, o maior entrave observado nas empresas são as barreiras culturais, mas elas vêm sendo quebradas.

Para Samuel Sfreddo Gosch, o entrave é a gestão de mudança de projetos, ancorado em pessoas.

A gestora da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Cláudia Rodrigues, reforçou que a 2ª fase do Pesquisa de Digitalização está em andamento e que novidades serão divulgadas em breve no CBIC Hoje e nas redes sociais da CBIC.

Perdeu a oficina? Ainda é possível assisti-la no site do evento, bem como o painel “Sua Empresa está Mesmo Digitalizada?”, que complementa o debate desta quinta-feira. É importante lembrar que digitalizar a empresa não significa somente abolir o uso do papel em seu cotidiano. Os recursos tecnológicos podem aprimorar objetivos, processos e produtividade da organização.

A oficina tem interface com o projeto “Melhorias para o mercado imobiliário” da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) e “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), com correalização do Sesi e Senai Nacional.

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize, Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!