Logo da CBIC
06/08/2019

Comunidade da Construção conhece sistema de Parede de Concreto em obra  

A Comunidade da Construção de Goiânia visita amanhã (08/08), a partir das 8 horas, visita técnica às obras da segunda etapa do residencial Porto Dourado, que está sendo construído pelo Grupo Toctao na região sudoeste da capital. O objetivo é conhecer in loco algumas das inovadoras tecnologias construtivas adotadas no empreendimento, como o sistema Parede de Concreto, uma opção que vem conquistando o mercado brasileiro por oferecer todas as vantagens de uma metodologia construtiva voltada à produção em larga escala, e que garante alta qualidade de acabamento.

A técnica tem se destacado na indústria da construção, segundo o engenheiro Uekislei Gomes, por ser um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação das paredes são formadas por um único elemento e moldada no próprio canteiro de obras.

“É uma tecnologia que permite fazermos um planejamento completo e detalhado da obra. Nesse caso, a parede de concreto tem vantagem por ser feita dentro da obra, o que possibilita um maior controle da produção, portanto, uma customização de custos”, destacou Gomes ao lembrar ainda que a qualidade final de uma obra está ligada também aos materiais e insumos que são utilizados na edificação.

“Com a Parede de Concreto, podemos garantir a qualidade pelo uso de formas com precisão de tamanho, isso quer dizer que todos os blocos têm o tamanho ideal e adequado, a quantidade precisa de aço, de concreto e tela também estão sob nossa responsabilidade. É uma atividade planejada e não artesanal, o que diminui as chances de erro”, explica o engenheiro do Grupo Toctao, ao acrescentar que o concreto utilizado nesta obra é denominado auto adensável e traz a vantagem de ter uma maleabilidade maior e evitar falhas na concretagem.

Visita técnica reunirá profissionais de Goiânia

Imagem retrata obras da 1ª etapa do Residencial Porto Dourado (Foto: Divulgação)
 

A expectativa é que 60 profissionais do mercado goiano estejam presentes na visita técnica. Em palestra, o engenheiro Uekilei Gomes fará uma explanação sobre os desafios e a realização da obra com paredes de concreto. O encontro será encerrado com uma visita técnica a obra.

A Comunidade da Construção reúne construtoras, fabricantes de materiais, projetistas, prestadores de serviço, universidades, entidades e consultores, com o objetivo de integrar a cadeia produtiva e aumentar o desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento.  O grande objetivo dessa entidade é melhorar os quesitos técnicos para que as técnicas construtivas com esse material sejam mais competitivas.

Sobre o empreendimento

Construído com recursos do Governo do Estado de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e do Governo Federal, por meio do Minha Casa Minha Vida, o Residencial Porto Dourado é um empreendimento residencial de interesse social que visa beneficiar 1.500 famílias de baixa renda e que está sendo construído pela Vila Brasil Engenharia, empresa do Grupo Toctao. Sua primeira etapa foi entregue no último sábado (03) beneficiando 496 famílias.

Destaque no que diz respeito a qualidade da construção, toda a obra do Residencial Porto Dourado foi executada de acordo com o Sistema de Gestão Integrado (SGI) do Grupo Toctao, baseado nas certificações de qualidade (NBR ISO 9001 e PBQP-H), ambiental (NBR ISO 14001) e de saúde e segurança (OSHAS 18001).

Ao todo, o complexo residencial contará com 1408 apartamentos – que são distribuídos em três condomínios.

(Com informações do Comunicação Sem Fronteiras)

(Foto: Divulgação)  

COMPARTILHE!