Logo da CBIC
14/09/2022

CBIC reforça importância d parceria para o desenvolvimento da construção civil

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, destacou nesta quarta-feira (14/09), durante o Construsummit 2022, em Florianópolis/SC, marcos do setor da construção, a partir de 2003, que alteraram os desafios e as perspectivas da atividade.

Além disso, o executivo salientou que é preciso considerar que a atividade é muito afetada pela macroeconomia, pelos efeitos políticos e pela conjuntura internacional. “Não acreditem no que dizem, acreditem no que estão vendo. Vivemos em um mercado que precisa de estabilidade. Tem gente que vive da especulação”, alertou, ressaltando a importância da união com a cadeia produtiva do setor para as grandes demandas nacionais.

Futuro da Construção

Sobre o futuro, José Carlos Martins mencionou que, enquanto o mercado não começar a diminuir a quantidade de empregos, está tudo bem. O dirigente também abordou o modelo de negócio do setor, em que o PIB é gerado ao longo do processo de construção e não no ato da venda.

Por outro lado, destacou que a área de infraestrutura tem cerca de R$ 800 bilhões de carteira em contratos de grandes concessões. “O problema é que o governo está fazendo contratos de bilhões e não de milhões”.

Recados para o setor

O presidente da CBIC ressaltou a importância da profissionalização, da melhoria tecnológica e de investimento na gestão. “Estamos numa transição geracional. Quem não perceber vai ficar para trás”, frisou, reforçando a importância de incluir mulheres na gestão.

Como desafio, sugeriu ainda que as empresas se preparem tecnologicamente, com gestão, com capacidade de venda e que possam suprir a capacidade de insumos.

“Estamos em um momento de transição, mas o setor da construção tem uma capacidade e uma possibilidade de fazer daqui para frente um crescimento exponencial”, disse.

O evento tem interface com o projeto “Melhorias para Mercado Imobiliário”, das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!