Logo da CBIC
18/10/2021

Enic: Block facilita acesso ao crédito imobiliário às pequenas e médias empresas

A 93ª edição online do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) começou nesta segunda-feira (18/10) e um dos destaques foi a oficina que apresentou a Plataforma Gestão de Recebíveis, com a participação de representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e da B3 (Bolsa de Valores). 

A ideia da plataforma, desenvolvida pela B3, é dar transparência sobre a adimplência do incorporador para, no decorrer do tempo, utilizá-la ou não para ter acesso ao crédito imobiliário, com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ou até para estruturar suas operações junto ao mercado de capitais.

Além de atender à Resolução 4.909/2021, do Banco Central, que trata das condições gerais e dos critérios para contratação de financiamento imobiliário pelas instituições financeiras, o sistema Block serve de vitrine de crédito para empreendimentos não financiados, mas também para o acompanhamento das operações de Plano Empresário.

Na avaliação do presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, a partir de 2023 nenhum plano empresário será assinado no território brasileiro, cujos recebíveis não façam parte de uma Central de Recebíveis, certificada pelo Banco Central.

“A Plataforma Gestão de Recebíveis não será a única ferramenta, mas é a mais avançada nesse processo no momento”, destaca Petrucci.

Como a obrigatoriedade da utilização da Central de Recebíveis para concessão de planos empresários vai vigorar a partir de janeiro de 2023, a B3 está disponibilizando a plataforma gratuitamente, segundo a gerente de produtos da B3, Bruna Régis Machado.

Dentre os benefícios de contratação da Plataforma Gestão de Recebíveis:

  • Facilita a gestão do Plano Empresário
  • Garante uma antecipação à regulação
  • Fornece uma otimização operacional
  • Possibilita a exibição dos empreendimentos na vitrine
  • Facilita a emissão de boletos
  • Plataforma de assinatura eletrônica
  • Fluxo de repasses (serviço adicional)

O gerente técnico da Abecip, Elton Tavares, reforçou que a ideia da plataforma surgiu para ter uma proteção maior para a forma de garantia e credibilidade para o banco, que concede o crédito para o financiamento, que são os recebíveis imobiliários. “A ferramenta de proteção dos recebíveis imobiliários vai favorecer não os bancos, que concedem o crédito, mas o mercado como um todo”, frisou.

Para Elton Tavares, a segurança jurídica e operacional do negócio será preponderante para uma possível queda dos juros.

O presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, salientou que a expectativa do setor é de que o produto possa, de fato, dar transparência e credibilidade aos recebíveis imobiliários, permitindo a estruturação de operações financeiras com agilidade e custo baixo.

“A CBIC tem certeza de que a Plataforma Gestão de Recebíveis de Incorporação Imobiliária vai facilitar o crédito às pequenas e médias empresas”, completou Petrucci, reforçando que a plataforma vai ajudar na análise de risco de crédito da sua carteira de recebíveis pelo banco. “Serve para quem quer fazer um pequeno Plano Empresário, uma Securitização de Recebíveis e para ter investidores privados na sua SCP e SPE. A Central será fundamental para o crescimento do mercado de financiamentos e para ter estatísticas do setor”, disse.

A oficina tem interface com o projeto “Melhorias para o Mercado Imobiliário”, da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, com a correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize, Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

Não conseguiu assistir à oficina sobre o Block Central de Recebíveis? O conteúdo ficará disponível na plataforma do evento.

COMPARTILHE!