Logo da CBIC
15/05/2020

Block: B3 lança piloto da gestão de recebíveis imobiliários

A Plataforma Imobiliária de Gestão de Recebíveis (Block) já é realidade no setor da construção. A B3 iniciou o piloto do sistema de gestão de recebíveis imobiliários, que organiza, controla e aumenta a transparência do fluxo dos recebíveis de imóveis vendidos na planta, monitorando os níveis de garantia das operações de financiamento de empreendimentos, podendo, inclusive, servir como vitrine de crédito para empreendimentos não financiados.

O cadastro dos empreendimentos será realizado de forma gratuita no ambiente de teste até o dia 30 de junho e pode ser feito pelas empresas associadas às entidades afiliadas à CBIC.

As informações preenchidas pelas incorporadoras no Block serão integradas com o sistema de registro de ativos financeiros da B3, o NoMe (Novo Mercado). Uma vez registrados, o mercado também poderá contar com os serviço de constituição de ônus e gravames sobre esses ativos financeiros oriundos dos recebíveis, ou seja:

  • para os credores de financiamento imobiliário (bancos que operam no SBPE), o Block servirá para dar maior transparência e segurança aos recebíveis gerados nos empreendimentos imobiliários;
  • já para o setor produtivo será uma oportunidade única de proporcionar condições e ferramentas para as empresas que nunca acessaram o crédito em geral, possam pensar em um futuro próximo, conseguir sua inserção no mercado de crédito imobiliário e de operações estruturadas.

A partir do dia 30 de junho, a B3 oferecerá o registro gratuito de dois primeiros empreendimentos em produção para todas as empresas incorporadoras e loteadoras do país.

Para aderir ao projeto piloto e receber o pacote de documentos e formulários necessários para o cadastro os associados e as empresas devem entrar em contato com a central de atendimento da B3 0300 152 9370 ou encaminhar e-mail para [email protected].

 

COMPARTILHE!