Logo da CBIC
23/04/2020

‘Vem Morar’ dará desconto na venda de imóveis novos em todo o Brasil

Construtoras e incorporadoras de todos os portes iniciam nessa quinta-feira, 23/04, uma operação nacional e inédita de estímulo à compra de imóveis. Articulada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a campanha Vem Morar tem parceria com a Caixa Econômica Federal e contemplará desde o segmento econômico, como unidades do programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), até empreendimentos de alto padrão com benefício mínimo de R$ 3.000,00 sobre o valor do imóvel. A iniciativa terá duração inicial de 60 dias e visa não apenas preservar o emprego como, também, gerar novos postos de trabalho na construção civil durante a pandemia pelo novo coronavírus.

A oferta de condições especiais ao comprador na comercialização de imóveis foi anunciada pelas duas entidades, em entrevista conjunta pela internet nessa quinta-feira (23). “O que a CBIC quer é movimentar o mercado para continuar mantendo os empregos. Não temos hospitais, não somos médicos. O nosso cliente é a saúde da economia. Esse é o nosso foco. Estamos fazendo o que é possível para manter esse setor, que tanto gera emprego”, afirma o presidente da entidade, José Carlos Martins.

“Vamos continuar lutando para que a gente saia dessa pandemia e que a geração de emprego seja bastante importante para ajudar na recuperação econômica do país”, menciona o presidente da ABRAINC, Luiz Antonio França.

A campanha Vem Morar é um desdobramento das ações de estímulo ao mercado imobiliário anunciadas pela Caixa. Empresários do setor estão unindo esforços com o governo federal para manter o emprego na indústria da construção. Segundo maior empregador do país, com mais de 2 milhões de trabalhadores com carteira assinada e outros 4 milhões de postos de trabalho indiretos, a construção civil reforçou seus protocolos de segurança e saúde para manter suas atividades em um ambiente de segurança sanitária e proteger a saúde de seus colaboradores em meio à epidemia da Covid-19.

Para fortalecer a iniciativa do setor, a Caixa autorizou o uso de sua marca pelas empresas que tenham relacionamento com o banco e aderirem à campanha Vem Morar. Construtoras e incorporadoras atenderão a um conjunto de exigências e o agente financeiro promete agilidade na concessão da autorização – os pedidos serão concluídos em até 24h, para dar agilidade à campanha. A campanha Vem Morar acontecerá simultaneamente em todo o Brasil.

“Ao comprador está sendo dada a condição especial de 180 dias para pagar a primeira parcela e às construtoras, como garantia da entrega do empreendimento, a antecipação de até 20% do valor do contrato para obra nova e de até três parcelas de contratos existentes, limitados até 10% do valor do contrato para as obras em andamento”, afirma Martins. Segundo ele, ao dar desconto no preço do imóvel, construtoras e incorporadoras criam condições ainda melhores para a aquisição.

As condições especiais de comercialização terão duração inicial de 60 dias, mesmo prazo das novas regras adotadas pela Caixa no financiamento imobiliário, e poderão ser prorrogadas no futuro. “Não tem forma de sair dessa crise, que não seja via investimento. O governo ontem começou a fazer lançamentos por meio do programa Ordem e Progresso. Provavelmente o mercado imobiliário vai estar na continuidade desse anúncio”, frisou Martins.

Sobre a expectativa de manutenção das obras, o presidente da CBIC disse que esse é o objetivo e por isso o setor está criando condições para manter a atividade e garantir o emprego, os contratos e a entrega dos imóveis. “A própria retomada de obras que está parada é um exemplo. São mais de 70 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida paralisadas no país inteiro. São 80 mil empregos diretos, no mínimo”, diz.

O setor da construção em números:

  • Número de ocupados na cadeia da Construção Civil: 11,4 milhões de pessoas (FGV/2018)
  • Número de trabalhadores com carteira assinada no setor da Construção: 2,046 milhões (Caged/Ministério da Economia/ dez. 2019)
  • PIB da cadeia produtiva da Indústria da Construção: R$ 432,3 bilhões, o equivalente a 7,4% do valor adicionado no país (2018)
  • Participação da Construção Civil no PIB nacional em 2019: 3,7%

Os temas abordados têm interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional da Indústria (SENAI).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.