Logo da CBIC
16/01/2020

CBIC e MDR discutem propostas para habitação de interesse social

Foto: Adalberto Marques/MDR

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, apresentou ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, demandas do setor ligadas à previsibilidade dos contratos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e também discutiu propostas relacionadas ao futuro da habitação de interesse social no país.

“O programa efetivo que o governo está lançando neste momento é o de voucher. Nós entregamos todas nossas propostas e vamos continuar discutindo com o governo federal sobre como poderá ser resolvida esta chaga nacional, que é a falta de habitação”, informou Martins, ao fim da reunião, ocorrida na tarde desta quinta-feira (16), no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília.

Também participaram do encontro o secretário Nacional de Habitação substituto, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, o vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Oliveira Passos, e o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira.

Foto: Adalberto Marques/MDR

Segundo Passos, outro assunto tratado na audiência foi a definição do volume de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Orçamento Geral da União (OGU) a serem aplicados ao longo de 2020 na faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida. “O ministério informou que aguarda a publicação de uma portaria interministerial que deverá dar tranquilidade aos estados que estão tendo dificuldade de liberar recursos para essa faixa do programa”, resumiu.

Para o presidente da Ademi-DF, a conversa serviu para reforçar o papel da segurança jurídica para um setor que é um dos principais geradores de emprego, renda e desenvolvimento no país. “Temos que olhar para o futuro e dar previsibilidade para nossas empresas. Eu acho que essa é a principal mensagem que a gente trouxe aqui para o ministério e vamos continuar lutando para isso”, registrou Aroeira.

O tema tem interface com o projeto ‘Melhorias para o Mercado Imobiliário’, realizado pela CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.