Logo da CBIC
31/07/2019

Caixa disponibiliza Portal das Construtoras

Os empresários da construção civil, clientes da Caixa Econômica Federal (Caixa), contam desde o último dia 25 de julho com mais uma ferramenta para consultar os dados dos empreendimentos habitacionais contratados. De acordo com a instituição, após período de piloto será expandido o acesso ao Portal das Construtoras gradativamente até alcançar todas as empresas do setor.

Para acessar o sistema, as construtoras devem buscar sua unidade de relacionamento Caixa e solicitar cadastro que será disponibilizado em ondas. Em agosto serão 1.000 empresas atendidas pelo portal. Em setembro, serão incluídas mais mil, e assim sucessivamente, até completarem as mais de 9.000 construtoras clientes Caixa.

“A entrega é uma resposta aos anseios das construtoras, que há tanto tempo esperavam por um canal que disponibilizasse com transparência e em tempo real a rotina do fiador e inadimplência dos mutuários”, Jair Luís Mahl, vice-presidente de Habitação da instituição.

Com ambiente intuitivo e de fácil acesso, o Portal das Construtoras está disponível, as empresas já cadastradas, no endereço: https://construtora.caixa.gov.br .

Nessa primeira entrega, o portal contemplará a rotina fiador, apresentando três funcionalidades:

  1. Inadimplência dos Mutuários – Representa o total de inadimplências dos mutuários dos empreendimentos vinculados a empresa e suas filiais;
  2. Prévia de Débitos – Disponibilizado o valor a ser debitado da construtora na rotina do fiador em até 2 dias antes do débito, proporcionando que a construtora provisione o valor a ser debitado nas contas, e
  3. Enviados para Débitos – Disponibilizado os valores encaminhados para o SIDEC na conta das construtoras, a fim de cobrar a rotina fiador.

Mais funcionalidades

Em breve, a nova ferramenta será incrementada com mais relatórios, tais como:

  • Obras com mais de 6 meses de atraso
  • Demonstrativo de liberação de desembolso
  • Pedido de liberação Pessoa Jurídica (PJ)
  • Controle de agregação de unidades

“O projeto é um marco importante na relação da Caixa com as construtoras, trazendo melhoria de processos e mais transparência, com a disponibilização das informações por meio do portal”, Luiz Nei Rios Paula, superintendente de Operações de Habitação da Caixa.

 

 

 

COMPARTILHE!