Logo da CBIC
14/06/2019

CBIC debate MCMV e retomada do setor com empresários da Paraíba

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e presidente da Comissão da Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, estiveram reunidos ontem(13/05) com dirigentes e associados do indicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP).

Martins abordou, em visão panorâmica, diversas ações atuais da CBIC na área da incorporação imobiliária. A exemplo da elaboração, junto ao Ministério da Economia e do Banco Central do Brasil , de um novo modelo de crédito imobiliário para o mercado, no qual a TR seria substituída por um índice de preços, reduzindo os custos dos financiamentos, as prestações e permitindo que as rendas de milhares de famílias passem a comportar os financiamentos.

O presidente falou ainda no aprimoramento do projeto Indicadores do Mercado Imobiliário da CBIC, a mais importante ferramenta para análise mercadológica do setor imobiliário brasileiro, produzida inteiramente pela Câmara.

No âmbito da infraestrutura, o executivo citou o trabalho desenvolvido pela entidade em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) no sentido de orientar empresas que se relacionam com a esfera pública a adotarem mecanismos de integridade, também conhecidos como “compliance”. Foram apresentados também os projetos “O Futuro da Minha Cidade” e “Moradia Digna”.

Da esquerda para a direita: José Carlos Martins, presidente da CBIC; José William Montenegro Leal, presidente do Sinduscon-JP, e Carlos Henrique de Oliveira Passos, vice-presidente da Área de Habitação de Interesse Social da CBIC

Na esfera do programa Minha Casa, Minha Vida, o vice-presidente da área de HIS da entidade manifestou sua confiança, graças ao entrosamento da CBIC com os ministérios e secretarias afetos ao segmento, de que não haverá solução de continuidade para o programa tampouco falta de recursos para pagamento de obras executadas ou em execução. O que existe é o estudo de novas modalidades de oferta para a habitação de interesse social, a exemplo dos projetos de locação social ora em análise pelo Governo Federal. Porém, o MCMV, pelo êxito na promoção do bem estar e do emprego, deverá ser mantido nos moldes atuais, com a mesma distribuição por faixas de rendas.

O presidente do Sinduscon-JP, José William Montenegro Leal, aproveitou a oportunidade para declarar o alinhamento da entidade pessoense com as diretrizes da CBIC e se comprometer com um envolvimento operacional e político cada vez maior do sindicato com as mais legítimas causas nacionais da construção civil.

O vice-presidente da CBIC, Irenaldo Quintans, agradeceu a deferência e cortesia dos presidentes da CBIC e do Sinduscon-BA com os empresários de João Pessoa e enalteceu a competência da atual gestão da CBIC e do Sinduscon-JP, na pessoa do presidente José William.

(Com informações do Sinduscon-JP)

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.