Logo da CBIC
03/12/2017

Salvador encerra ciclo de 5 eventos sobre OUCs

Foi realizado, em 01/12/17, na sede do Sinduscon-BA o último dos 5 eventos sobre Operações Urbanas Consorciadas – OUCs.

O evento contou com a presença de representantes da Caixa, do Conselho Curador do FGTS, poder público municipal, federal, entidades profissionais, empresariais, organizações não governamentais, setor produtivo e entidades de Governo Local.

Representantes de várias cidades vizinhas a Salvador, além de Rio de Janeiro, Caxias do Sul e Brasília, marcaram presença.

Na abertura, o presidente do Sinduscon-BA e vice-presidente da CBIC, Carlos Henrique Passos, agradeceu ao Ministério das Cidades à Caixa, como agente operador do FGTS e à CBIC, a oportunidade de trazer o evento para Salvador.

Ressaltou a importância do instrumento de OUC principalmente nessa época de poucos recursos, como intervenção urbana integrada.

Mila Scarton, Diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo do Salvador, disse que o Município está preparado e de braços abertos para realizar as OUCs em Salvador. Da mesma forma, Ricardo Lara, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, informou que a Caixa está à disposição para realizar as operações.

Na parte da manhã, a exemplo dos eventos anteriores, foram apresentados conceitos, base teórica e regulamentação sobre o instrumento de OUC.

Na parte da tarde, foram feitas apresentações sobre o procedimento para enquadramento nas OUCs e a modelagem e estruturação financeira e estruturação de PPP para aplicação em OUCs. Foi esclarecido que, em média, o tempo necessário para estruturação financeira é de cerca de um ano.

O seminário faz parte de um conjunto de 5 eventos, realizados em parceria da CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária-CII e de Infraestrutura-COP, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e FGTS e correalização do SENAI Nacional. O primeiro evento foi realizado em Recife, o segundo, em São Paulo, o terceiro, em Curitiba e o quarto, no Rio de Janeiro.

***CLIQUE AQUI*** para ver a apresentação “conceito”

***CLIQUE AQUI*** para ver a apresentação “experiência RIO”

***CLIQUE AQUI*** para ver a apresentação “experiência SP”

***CLIQUE AQUI*** para ver a apresentação “IN 33 2014”

***CLIQUE AQUI*** para ver a apresentação “uso FGTS”

***CLIQUE AQUI*** para ver a apresentação “modelagem financeira”

COMPARTILHE!