Logo da CBIC
26/11/2017

Última reunião do ano de acompanhamento do PMCMV realizada dia 22/11

Foi realizada, dia 22/11, na sede da CBIC, mais uma reunião de acompanhamento do PMCMV, como parte do projeto Continuidade e Melhoria dos Programas Habitacionais, da Comissão da Indústria Imobiliária -CII, com a correalização do SENAI Nacional.

 

Na parte da manhã, em reunião com o Banco do Brasil, o assunto girou em torno da concessão de crédito. O Banco do Brasil esclareceu que está em andamento estudo para uma série de melhorias na análise de crédito, que ainda não podem ser apresentadas. Adiantou que uma delas é a proposta para que o descumprimento do índice de cobertura em um determinado mês não impeça a liberação da parcela do mês vigente, mas apenas a do mês seguinte, caso a pendência do mês não seja resolvida até lá.

O Banco esclareceu ainda que a taxa de Interveniente Quitante poderá não ser cobrada, ou flexibilizada, mediante solicitação, caso o crédito do cliente não seja aprovado pelo Banco do Brasil.

Na ocasião, Lucio Bertoni, do Banco do Brasil, reforçou a intenção do Banco de aumentar sua participação no mercado imobiliário no próximo ano.

 

Na parte da tarde, durante reunião com a Caixa Econômica Federal, o foco foi a capacidade de financiamento por parte da Caixa e a continuidade do PMCMV.

Paulo Antunes, diretor de Habitação da Caixa informou que o orçamento da Caixa para 2018 estava sendo votado naquele momento, com proposta de R$ 50 bilhões para o FGTS e 19,5 bilhões para SBPE. Esclareceu que a proposta não levou em conta as medidas da Caixa para melhoria de ativos, e que, com essas ações, acredita que a Caixa não deverá ter problema com capital para o próximo ano.

Notícia muito bem recebida por todos, foi o fato de os relatórios para acompanhamento de contrato de Pessoa Jurídica estarem disponíveis, por meio de internet Banking, a partir de janeiro/18.

Com relação ao Faixa 1, foi apresentado quadro com informações sobre empreendimentos selecionados e prazos para contratação:

Assuntos como inclusão do pro soluto nos contratos da Caixa e parcelamento de seguros ficaram para discussão mais detalhada na próxima reunião do Grupo de Trabalho, agendada para 11/12.

 

COMPARTILHE!