Logo da CBIC
20/12/2021

Ambiente de negócios será acompanhado de perto pela Área Imobiliária da CBIC

A Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) coordena e desenvolve ações de interesse do mercado imobiliário nacional. Seu principal foco está no fortalecimento do mercado, trabalhando pela diminuição da insegurança jurídica, melhoria do crédito, desburocratização, melhoria das cidades e por programas que favoreçam o acesso da população à moradia digna e ao financiamento imobiliário, em especial das famílias de mais baixa renda.

Presidida por Celso Petrucci, a CII também busca suprir o mercado com informações estratégicas por meio do acompanhamento de normativos e elaboração de indicadores. Além das reuniões ordinárias para discutir assuntos relevantes, a CII realiza reuniões de acompanhamento do Casa Verde e Amarela com os agentes financiadores.

Para dar andamento às ações em prol do mercado imobiliário nacional, atualmente a área conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) no projeto “Melhorias para o Mercado Imobiliário”.

Com exclusividade ao CBIC Hoje, o presidente Celso Petrucci aponta a ação de maior destaque da área Imobiliária no ano e o maior desafio para 2022. Confira a seguir:

CBIC Hoje: Qual assunto mereceu maior empenho da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC em 2021?

Celso Petrucci: A divulgação da Central de Recebíveis, que propiciará acesso ao crédito mais barato aos recursos, tomou muito tempo da Comissão. Em nossa opinião, a Central possibilitará acesso a financiamentos para empresas que nunca operaram no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), nem no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

CBIC Hoje: Qual a maior conquista da CII para o setor no ano?

Celso Petrucci: Monitoramento e acompanhamento junto aos bancos e ao mercado financeiro para termos um ano com as mais baixas taxas de financiamento imobiliário para pessoas físicas e jurídicas, do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

CBIC Hoje: Qual o maior desafio da CII/CBIC em 2022?

Celso Petrucci: Acompanhar o ambiente de negócios em 2022 será fundamental, pois sabidamente teremos um ano com um cenário econômico pior que o de 2021, além das eleições.

Enquanto a equipe CBIC está de férias, aproveite para conhecer um pouco mais sobre as ações da área Imobiliária da entidade e suas publicações no site.

COMPARTILHE!