Logo da CBIC
24/02/2021

Cooperativas de crédito e fintechs são temas de painel no 92 º ENIC

A Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, no 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o painel “As fintechs e as cooperativas de crédito como ferramentas de desconcentração bancária”. 

A mediação foi do presidente da CII, Celso Luiz Petrucci, que deu as boas-vindas e comentou que o tema é muito importante para o setor. “ Houve uma agenda muito positiva no Banco Central e parte dessa agenda vem tratando da regulação das cooperativas de crédito e da inserção das fintechs”. 

O painel teve como debatedores o integrante da Diretoria Executiva do Sicoob Engecred,  Fabrício Modesto e o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Ribeiro Damaso.

Fabrício Modesto comentou que as fintechs e as cooperativas de crédito são alternativas importantes e necessárias . “Todos nós sabemos que o sistema bancário brasileiro é muitíssimo concentrado”. De acordo com o painelista,  em torno de 90% do volume das operações de crédito  imobiliário do país está nas mãos dos cinco maiores bancos. 

O diretor de Regulação do Banco Central tratou sobre a importância dos processos de inovação em todos os segmentos econômicos e também sobre a questão da desconcentração regional a partir do uso da tecnologia. “No interior do país as cooperativas de crédito são muito importantes, estão dentro da nossa agenda de inclusão financeira”, explicou Damaso.

Damaso, observou que as cooperativas de crédito são importantes players do setor, que atuam fortemente nas médias e nas grandes cidades, especialmente com o agronegócio, mas estão se tornando uma opção atrativa para a construção civil e contam com o apoio do Banco Central. 

Para finalizar, Damaso comentou que o sistema financeiro está em processo de diversificação, falou do potencial para novos participantes entrarem no mercado e informou que o Banco Central está muito aberto para iniciativas inovadoras no ecossistema financeiro. 

O 92º ENIC é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Conta com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF e apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional e patrocínio platinum da Caixa e da Arcelormittal Brasil e silver do Sebrae.

Os assuntos tratados nesta live têm interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), em parceria com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!