Logo da CBIC
21/10/2019

Crédito imobiliário e indicadores do mercado em destaque na CII

Com uma pauta focada no mercado imobiliário, visando a melhoria do ambiente de negócios, a sede do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) recebeu na última sexta-feira (18), a reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Os assuntos tratados têm interface com o projeto ‘Melhorias para o mercado imobiliário’, com a correalização do Serviço nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

De acordo com Celso Petrucci, presidente da CII, o País vive um momento muito particular com relação ao crédito imobiliário, onde o setor não sabe ao certo o que vai acontecer. “Pensando nisso, a CBIC vai realizar um evento sobre crédito imobiliário, no dia 09 de dezembro, também no Secovi-SP, para tentar visualizar o que vai acontecer com o crédito imobiliário em 2020”, destacou.

O superintendente executivo de crédito imobiliário do banco Bradesco, Antônio Barbosa, fez uma apresentação sobre o assunto, mostrando a reação positiva do mercado. “No comparativo com 2018, o mercado imobiliário em 2019 já teve crescimento de 31%”. Barbosa lembrou ainda que os meses de outubro e novembro são meses fortes nesse segmento. “Nossa estimativa é fechar o ano com crescimento acima de 40%, frisou.

O Ranking da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), referente a agosto/2019, foi apresentado pelo superintendente do Bradesco:

Barbosa ressaltou que a Caixa é a líder em financiamento Pessoa Jurídica no modelo do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), com o Bradesco em 2º lugar. “O financiamento para Pessoa Física também é foco importante para Bradesco que, em 2018, ficou em 1º lugar, à frente da Caixa. O Bradesco tem interesse em manter uma forte atuação no mercado imobiliário”, afirmou.

Em relação à estratégia de atuação do Banco no Plano Empresário, Barbosa destacou os seguintes pontos:

  • Maior seletividade por local com foco nas grandes praças;
  • Proximidade com as empresas, com canais de apoio e visitas locais;
  • Realização de reuniões de alinhamento;
  • Priorização de clientes com relacionamento com o banco;
  • Empreendimentos residenciais verticais;
  • Operações estruturadas para grupos com baixo risco de crédito;
  • Projetos em localização privilegiada e financiamento na planta;
  • Fortalecimento da cadeia produtiva, buscando projetos com maior perspectiva de repasses em pontos estratégicos.

Já Fábio Tadeu Araújo, da empresa Brain, apresentou os indicadores do mercado imobiliário referentes aos meses de julho e agosto, contemplando dados da região metropolitana de Maceió, Goiânia, São Paulo, além de Manaus, Uberlândia, Curitiba, Joinville, Belo Horizonte e Nova Lima, que representam cerca de 50% da amostra nacional.

De acordo com Fábio, a melhora no volume de lançamentos foi expressiva. “Houve um aumento de 58% em relação a julho e agosto de 2018, mostrando que houve crescimento em volume de vendas também, mas menor que lançamentos”, explicou.

Um panorama local do mercado imobiliário foi feito pelos representantes das entidades presentes, que falaram sobre características de suas regiões.  A inciativa do BRB, que começou a atuar com taxa de 6,99% para financiamento imobiliário, foi outro item destacado na reunião.

A reunião contou, ainda, com a presença do advogado Rodrigo Dias, representante do escritório VBD Advogados, que fez apresentação sobre os principais pontos referentes à reforma tributária.

Na oportunidade, foi também apresentada uma proposta de calendário das reuniões para 2020, que agora terão um formato diferente:

  • As reuniões serão sempre realizadas em Brasília ou São Paulo;
  • Os encontros se darão de forma intercalada, em 2 dias (sempre quinta e sexta-feira);
  • Necessariamente, a tarde de quinta-feira será dedicada a assuntos referentes à Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS). A manhã de sexta-feira para assuntos comuns às 2 comissões. Já a tarde de sexta-feira para assuntos da CII.

 

 

 

 

 

COMPARTILHE!