Logo da CBIC
01/10/2019

CBIC debaterá sobre crescimento sustentável do crédito imobiliário

Em um momento decisivo para a economia do País, que precisa mobilizar investimentos, gerar empregos e voltar a crescer, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) vai promover o seminário Summit Abecip 2019, com o tema ‘Pensando o Brasil que dá certo’. A Câmara Brasileira da Construção (CBIC) apoia institucionalmente o evento, que acontecerá no dia 9 de outubro, das 9h às 17h30, no Hotel Pullman – Vila Olímpia, em São Paulo.

O vice-presidente da CBIC e presidente da Comissão da Indústria Imobiliária, Celso Petrucci, vai participar do painel ‘Mercado imobiliário: novas perspectivas’ e destaca a importância da participação da CBIC no evento. “Nós vamos falar sobre as novas perspectivas no mercado imobiliário que já vem crescendo no país em algumas regiões, mas que a gente espera que esse crescimento chegue nas regiões onde ainda não foram alcançadas. Vamos também analisar a influência do crédito imobiliário para a redução das taxas de juros, a redução da taxa Selic, e o anúncio dos bancos em termos de redução de taxas de juros no mercado imobiliário futuro”.

A nova plataforma de recebíveis é um dos principais assuntos na pauta de Petrucci. “Sobre a plataforma de recebíveis imobiliários (Block), a gente vem conversando com a Abecip e com o Banco Central, para que no futuro possa facilitar a inclusão no crédito das empresas de pequeno e médio porte. Esse é um trabalho que a CBIC vem participando com muita expectativa positiva para que em médio e longo prazo as pequenas e médias empresas tenham acesso ao crédito facilitado”.

Já a preocupação com os saques do FGTS é outro tópico que Petrucci vai abordar em sua participação. “Vamos falar um pouco sobre o crescimento do crédito imobiliário no país, e nossa preocupação com relação aos recursos do FGTS. Acabou de acontecer mais um saque das contas inativas e ativas, ou seja, o colchão de liquidez do fundo vem sendo reduzido nos últimos anos, e a CBIC está muito apreensiva quanto ao futuro da política habitacional de habitação de interesse social, o Minha casa Minha Vida”.

A jornalista Christiane Pelajo será a mediadora do painel ‘Mercado imobiliário: novas perspectivas’, que contará também com a presença de:

  • Adriano Pahoor, Superintendente Comercial de Produtos para o Segmento Imobiliário da Unidade de Financiamentos da B3;
  • Basilio Chedid Jafet, Presidente do Sindicato da habitação (Secovi);
  • Gilberto Duarte de Abreu Filho, Presidente da Abecip;
  • Luiz Antonio França, Presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc);
  • Tomaz Carvalho Dias Gouvea, Gerente Regional de Negócios Imobiliário do Banco Ita;

Provocar a aproximação entre o setor privado e as autoridades são os objetivos primordiais do evento, onde serão discutidos nos painéis temas importantes sobre o ambiente de negócios, digitalização do crédito imobiliário, novas perspectivas do mercado imobiliário e funding nacional e internacional.

A Abecip é o berço do crédito imobiliário no país, com larga tradição no setor bancário, agindo articuladamente com as demais entidades do setor imobiliário. Em sua história abriu o debate e propôs medidas que culminaram no moderno sistema de crédito imobiliário em vigor no País.

Faça sua inscrição no site da Abecip. 

COMPARTILHE!